Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 10 de abril de 2020

SEXTA-FEIRA SANTA: Via-Sacra

Neste dia em que não podemos realizar o piedoso exercício da via-sacra, torna-se premente recordar a Paixão de Cristo - com imagens de anos anteriores - que contém e reassume todos os dramas da humanidade, hoje como há dois mil anos.
Não é necessário evocar, estação após estação, as muitas, demasiadas, situações de dor e de pecado da nossa história passada ou recente, porque o sofrimento do ser humano está toda lá, na tragédia do Gólgota.
 Senhor, colocámo-nos no lugar do Criador, e, sem humildade nem sabedoria, acreditámos que podíamos dirigir cada coisa seguindo o caminho do domínio e da posse. Transformai-nos! Faz com que o nosso rosto seja luz, que as nossas palavras sejam fortes, as nossas ações coerentes. Mais do que nunca, precisamos da grandeza do teu sopro, precisamos que o teu coração se torne nosso, para nos recordar que também em nós vive a maravilhosa liberdade dos filhos de Deus. Tu que és Deus… Ámen.
Vê, ó Deus omnipotente, a humanidade esgotada pela sua fraqueza mortal, e faz que retome vida pela Paixão do teu único Filho feito homem e humilhado até à morte de cruz. Ele que é Deus convosco… Ámen.
Deus omnipotente e eterno, que deste como modelo aos seres humanos Cristo, teu Filho, nosso Salvador, faz com que tenhamos sempre presente o ensinamento da sua paixão, para participar na glória da ressurreição. Ele que é Deus convosco… Ámen.
Ó Deus omnipotente, que amaste primeiro, enquanto nós éramos ainda pecadores. Concedei-nos a força para nos erguermos do pecado e viver na tua graça. Isto te pedimos por Cristo…  Ámen.
 Ó Pai, que quiseste associar a Virgem Maria à paixão do teu único Filho, concedei a nós, que participamos nos seus sofrimentos, de chegar com ela à glória da ressurreição. Isto te pedimos por Cristo, nosso Senhor. Ámen.
Deixai-nos vê-la mais uma vez, Verónica, sobre o pano onde tu a recolheste, a face do Santo Viático este véu de linho piedoso onde Verónica ocultou a face do Vindimador no dia da sua ebriedade, ara que eternamente a ele se fixe a sua imagem Feita do seu sangue, das suas lágrimas e dos nossos escarros!
Ó Deus, que na paixão de Cristo nos libertaste da morte, renova-nos à semelhança do teu Filho. Faz com que nós, como ao nascer trazemos a imagem do homem terreno, assim pela ação do teu Espírito, transportemos também a imagem do homem celeste. Por Cristo…  Ámen.
Senhor Jesus Cristo, Tu acolheste com reconhecimento a ajuda de Simão o Cireneu no carregar a cruz do teu suplício. Concedei-nos a graça de aceitar com alegria a cruz do teu serviço e de confortar com a nossa caridade os sofrimentos dos irmãos. Tu que és Deus…  Ámen.
Ele carregou os nossos sofrimentos tomou a cargo toda a nossa dor. Pelas nossas culpas foi trespassado. Esmagado pelas nossas iniquidades. Senhor, escuta a minha prece. E o meu grito chegue até ti.
Ó Deus omnipotente, a nós que entre tantas adversidades nos sentimos em falta por causa da humana fraqueza, concedei-nos que retomemos forças pelos méritos da paixão do teu único Filho. Por Cristo… Ámen.
Sobre Ele se abateu o castigo que salva Pelas suas chagas fomos curados. A iniquidade do povo recai sobre Ele. Pela nossa culpa foi flagelado até à morte. Senhor, escuta a minha prece. E o meu grito chegue até ti.
Ó mães que vistes morrer o primeiro e único filho, Lembrai-vos dessa noite, a última, junto ao pequeno ser a gemer, a água que se tenta fazê-lo beber, o gelo, o termómetro, e a morte que vem pouco a pouco e que já não se pode ignorar. Calçai-lhe os pobres sapatos, mudai-lhe os panos e a camisolinha. Vem alguém para mo tomar e meter na terra. Adeus, meu filhinho!, adeus, ó carne da minha carne!
Imagens: Via-sacra com a catequese, no monte de São Caetano, ano de 2015.  
Textos: Paul Claudel
https://www.snpcultura.org/paixao_Cristo_com_textos_de_paul_claudel_1_3_estacao.html
https://www.snpcultura.org/paixao_Cristo_textos_de_paul_claudel_4_7_estacao.html

Sem comentários: