Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 4 de abril de 2020

UM DOMINGO DE RAMOS DIFERENTE

Prestes a iniciarem-se as celebrações de Domingo de Ramos, e pelas razões de pandemia que todos conhecemos, as portas da Igreja Paroquia, da Capela de São Martinho e Capela de  São Caetano estarão fechadas, e não nos reuniremos no exterior ou juntos dos cruzeiros para a escutar a proclamação do Evangelho da entrada do Senhor, e levantar os nossos ramos que receberiam assim a tão desejada bênção. 
Não haverá procissões, não se cantará o  "Bendito o que vem em nome do Senhor",  não ecoará na voz do salmista o grito dolorido de Jesus na cruz: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?" ,  e EVANGELHO Mt 26, 14 – 27, 66 - Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, não será proclamado naquele relato longo e comovente, e quando termina deixa a assembleia em impressionante silêncio.
Toda a celebração nos fala de amor, o amor de Jesus que aceita a vontade do Pai para bem da humanidade.
Fazendo memória deste acontecimento tão importante para nós como cristãos, ainda que não possamos estar juntos não deixemos de o celebrar. 
Preparemos em casa um cantinho de oração em casa, e celebremos com as inúmeras sugestões que nos chegam através dos meios digitais, ou façamos por nós mesmos a proclamação do Evangelho, o canto, a oração e a partilha de todas as emoções que esta situação nos traz, na certeza de que Ele estará sempre no meio de nós!
Será um Domingo de Ramos diferente, mas que não deixará de ser celebrado, pois dentro das portas fechadas da Igreja ou da Capela haverá a Celebração da Eucaristia. Por isso é importante preparar o ramo, que pode ser colocado na porta ou na janela e será benzido mesmo à distância pelo Rev. Pe. Carlos Correia.

Sem comentários: