CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

sábado, 11 de abril de 2020

DOMINGO DE PÁSCOA, BISPO DO PORTO ABENÇOARÁ DIOCESE E PORTUGAL

Na impossibilidade da realização dos tradicionais festejos de Páscoa devido à pandemia de coronavírus, o bispo do Porto, a pedido de muitos fiéis e com plena confiança na misericórdia divina, recupera este ano a secular “Procissão da Ressurreição“, promovendo a bênção com o Santíssimo Sacramento à Diocese do Porto e a Portugal.

Para o efeito, foram contactadas as autoridades locais tendo sido garantido que a polícia evitará todo e qualquer agregado de pessoas, com exceção da comunicação social que gozará das liberdades que a lei lhe concede para o exercício da sua profissão.

Será este o percurso e desenvolvimento da “Procissão da Ressurreição” no Domingo de Páscoa, 12 de abril:

– após a Missa de Páscoa, celebrada à porta fechada no Seminário, o Bispo diocesano, acompanhado pelos três Bispos auxiliares e um seminarista portador de uma lanterna, saem da igreja, às 11h50, sobem as Escadas do Colégio, passam frente à Sé e, por volta das 12h00, ao meio do tabuleiro superior da ponte de D. Luís, dá a bênção com o Santíssimo Sacramento.

– A fórmula de bênção consiste em fazer uma cruz com o Santíssimo Sacramento (Jesus presente na hóstia consagrada), pela seguinte ordem geográfica: a norte e a sul, a nascente e a poente.

– Não haverá qualquer palavra, pois os Bispos farão oração em silêncio.

Com as orações e com a bênção serão estas as intenções:

* que o Senhor Jesus ressuscitado, “Palavra criadora”, coloque no coração dos desanimados razões de esperança e de ânimo;

* que o Senhor Jesus ressuscitado, “Médico dos corpos e das almas”, traga saúde aos atingidos pelo Covid-19 e tranquilize as suas famílias;

* que o Senhor Jesus ressuscitado, que “passou fazendo o bem”, conceda muita força anímica aos trabalhadores da saúde e a quantos tratam dos outros, mormente as Direções e funcionários dos Lares de Terceira Idade, e os preserve de contágios;

* que o Senhor Jesus ressuscitado, “senhor e juiz da história”, nos dê a graça de, brevemente, podermos regressar à vida normal para edificarmos uma sociedade fraterna, pacífica, livre e próspera;

* que o Senhor Jesus ressuscitado, que “desceu à mansão dos mortos e, agora, está vivo e glorioso”, associe a si os irmãos que faleceram, especialmente as vítimas do Covid-19.

De seguida a procissão recolhe imediatamente à Catedral, onde termina.

Sem comentários: