Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 10 de outubro de 2020

O VÍDEO DO PAPA - OUTUBRO

Pelo batismo, todos somos chamados a ser discípulos missionários do Senhor. Muitas mulheres, respondendo a este chamado, mantêm a Igreja de pé em todo o mundo, com admirável dedicação e fervorosa fé. É o que reconhece o Santo Padre ao propor “que as mulheres tenham uma participação real e eficaz na organização, nas decisões mais importantes e na orientação das comunidades, mas sem deixar de fazê-lo com o estilo de sua marca feminina”. Não é a primeira vez que ele insiste em que as mulheres ocupem cargos de responsabilidade na Igreja e participem de seus organismos de decisão.

“Ninguém foi batizado sacerdote ou bispo. Não. Todos nós fomos batizados como leigos.

Leigos e leigas são protagonistas da Igreja.

Hoje é especialmente necessário ampliar os espaços com presença feminina relevante na Igreja.

E com presença leiga se entende, mas sublinhando o feminino, porque as mulheres costumam ser deixadas de lado.

Devemos promover a integração das mulheres nos lugares onde são tomadas decisões importantes.

Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, e as mulheres de modo especial, participem mais das instâncias de responsabilidade da Igreja, sem cair em clericalismos que anulem o carisma laical."

Sem comentários: