Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

FESTA DA FÉ

No passado sábado e domingo, pelas 16h00, na Capela de São Martinho, foi celebrada a Profissão de Fé, do 6º ano de catequese, que devido à pandemia tinha sido suspensa e aconteceu agora com os adolescentes que integram o 7º ano de catequese.
Celebração muito bem organizada pelas catequistas, simples, bonita, apenas com as crianças, pais e irmãos, e cumprindo todas as medidas de segurança que são indicadas. 
Cada criança ficou no banco com os seus familiares, uma bonita forma de pais e filhos juntos celebrarem a Fé em Jesus Cristo.
A homília do Rev. Pe. Carlos, centrada na importância de fé, lembrou aos catequizandos: “a responsabilidade de professarem essa fé, que deve levar ao compromisso de fazer a vontade de Deus, nunca ter preguiça de rezar e praticar boas ações.” 
Acrescentado ainda que: "ninguém deve ter preguiça de fazer as coisas bem feitas, de pôr os dons que Deus deu a cada um ao serviço de todos (...) Nós não podemos viver isolados mas inseridos na comunidade, o vírus atrapalha mas não pode ser superior a todos nós(...) Seremos superiores com ajuda de Deus (..) Deus quer-nos importantes e seremos importantes se fizermos a vontade Deus."
E a Luz brilhava na vela acesa pelas catequistas no círio pascal, e entregue a cada um dos jovens, enquanto se cantava: "És a minha vida, és o meu Senhor. És o meu caminho, e a minha verdade. Na Tua palavra eu caminharei. Até que a Tua graça me deixe viver. E não terei medo se estás comigo, eu te peço, fica comigo." Momento em que apenas os catequizandos ficaram de pé, vincando assim a solenidade da proclamação da sua Fé.
E, porque o cântico traduz bem o sentido que esta celebração encerra continuamos com as suas palavras: "És a minha força, outra eu não tenho. És a minha paz, minha liberdade. Nada nesta vida nos vai separar, Sei que a Tua mão amiga o não me deixará. E do todo mal me libertará, e no teu perdão viverei."
"Creio em Ti Senhor, filho de Maria, Verbo eterno e Santo, homem como nós. Morto por amor, vives entre nós, sendo um só com o Pai e com os que salvaste! Até aquele dia em que voltarás, para completares o Teu reino.
Os símbolos trazidos no ofertório ao altar: Bíblia, Vela de Batismo, Catecismo e pagela do Credo, são também expressão da festa deste dia em que os jovens proclamaram: "Pai bondoso e Santo, nós cremos em Ti; Filho Salvador em Ti esperamos; Espírito de Amor vem rezar em nós, Tu que nos reúnes vindos de todas as partes; e depois, também por mil caminhos, nós seremos semente de Deus."
Que a luz brilhe e ilumine os caminhos de todos os que celebraram a PROFISSÃO DE  FÉ, no coração guardem a Palavra e, com oração, todos os dias seja transformada em ação. 

Sem comentários: