Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

CADEIRA DE S. PEDRO, Apóstolo

EVANGELHO Mt 16, 13-19

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».
(...)
Compreender a palavra

Hoje celebramos a Festa da Cadeira de S. Pedro. Trata-se de uma festa em que procuramos a unidade com o ministério de Pedro, presente na Igreja no Bispo de Roma, o Santo Padre. É neste contexto que, unidos ao Santo Padre, escutamos o evangelho.
(...)
Tezar a palavra

Sou feliz, como Pedro, Senhor, porque também me dás a conhecer a verdade. Como Pedro e graças ao testemunho de Pedro posso reconhecer em ti o Messias, Filho de Deus e meu salvador. Quero dar-te graças, Senhor, pelo dom da fé, pelo dom da Igreja e pelo ministério de Pedro, garante da verdade da fé que professo na comunidade cristã. Peço-te que me dês a capacidade de escutar sempre a voz do sucessor de Pedro, como voz autorizada da Igreja teu corpo místico.

Compromisso
Ao longo do dia de hoje vou rezar pelo Santo Padre para que, iluminado pelo Espírito, conduza a Igreja pelo caminho da verdade, neste tempo em que se privilegia o relativismo.

Foto: Daniela Pereira

Sem comentários: