Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

CATEQUISTAS EM ENCONTRO, FORMAÇÃO E PARTILHA

Assim aconteceu numa noite de finais de janeiro, em que os catequistas se encontraram de novo através da plataforma Zoom, tendo começado o encontro com a saudação do Gil e o desejo de que nesta noite fosse possível "derreter" com o calor do coração os "glaciares" que nos atormentam de um mundo cheio de medo, incerteza e doença, olhando esta provação como tempo de aprendizagem e renovação. 
Aqui com sete bons momentos preparados pelo Secretariado da Catequese. 
Primeiro momento: "O principezinho foi à televisão"
O Tomás, um "Principezinho" com "asas nos pés", que num programa de TV, com a ternura e pureza do seu coração nos ensinou como cantar, dançar, valorizar a família e seguir os sonhos são a melhor forma de vencer a tristeza e a solidão. 
Sem dúvida que muito temos a aprender com este pequeno "Principezinho".
Segundo momento: Oração. 
Rezando em comunhão com o Santuário de Fátima e acompanhando a recitação do terço. Maria devolve-nos a esperança e, como Mãe, a sua companhia é fundamental para continuar a caminhada, e muito mais nestes tempos de desalento em que tanto precisamos de nos acolher sob o seu manto de luz e proteção.
Terceiro momento: Formação. 
De crucial importância para os catequistas e desta vez com uma pequena abordagem a alguns pontos do novo Diretório para a Catequese, aprovado em 2020. 
Todos os catequistas devem tomar conhecimento do presente Diretório que "reitera a importância de a catequese acompanhar o amadurecimento de uma mentalidade de fé numa dinâmica de transformação, que é afinal espiritual. Esta é uma forma original e necessária da inculturação da fé.” 
Quarto momento: Partilha. 
Catequistas convidados a partilhar a nível pessoal o que lhes ia na alma e no coração provocado por esta pandemia, foi de certa forma momento de catarse porque revelou a angustia e tristeza profunda que todos sentem, na dor dos dias de solidão provocada pela ausência da família; quer sejam avós, netos, pais ou amigos. Não escutar as vozes ali “ao lado”, não sentir o toque, o carinho, os abraços, beijos, não ter convívios… é algo que custa a enfrentar e faz doer a alma e o coração. 
O desejo maior é que tudo passe e se possa voltar ao normal. Que "normal" será não sabemos... mas que possa acontecer em presença. E, quando assim for, haverá a primeira missa com a catequese, festa grande de alegria, encontro e ninguém vai reclamar do barulho!
Quinto momento: Poesia.  
Porque a “poesia é a linguagem de Deus”, assim o diz D. Tolentino de Mendonça,  e o belo poema de Eugénio de Andrade "é urgente o amor" é exemplo disso. Cada vez mais a catequese precisa de ser um espaço de diálogo com a cultura e onde a PALAVRA se reza e medita como o belo poema que é e todos devem escutar, entender e pôr em pratica.  
Sexto momento: Não perder o foco. 
E o foco é não perder o essencial da Palavra de Deus! A escolha da imagem - que todos conhecemos - é assertiva pois olha-nos como se dissesse: -"Eu sei o que sofres. Já passei por ai... Mas eu estou sempre contigo." E, na verdade, sejam quais forem as vicissitudes, com Ele a missão dos catequistas vai prosseguir usando para isso todos os meios que hoje a inteligência humana põe ao dispor de todos. 
É, pois, um tempo novo de evangelização que é preciso aproveitar com responsabilidade e sem medo!
Sétimo momento: "Há Pressa no Ar”
Escutar música, outra parte importante na catequese, aqui com o hino da Jornada Mundial da Juventude, inspirado no tema da JMJ Lisboa 2023 [«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39)] e desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel.
Inspirados pelo "sim" de Maria saibam os catequistas levantar-se e pôr-se a caminho nesta "aventura" que é fazer catequese em tempo de pandemia, com a certeza de que "Jesus vive e não nos deixa sós: Não mais deixaremos de amar." 

Sem comentários: