SOLENIDADE DE PENTECOSTES
PENTECOSTES: Dia da Efusão do Espírito Santo, Dia da Plena Revelação da Trindade. É com vinda do Espírito que recebemos todos os seus Dons e Frutos.
Sendo este um dia de liturgia tão rica e cheia de simbolismo, foi esse o aspecto a que se deu o devido relevo nesta Eucaristia.
Na primeira leitura acenderam-se as velas que ladeavam uma Bíblia fechada e colocada em destaque em frente do altar.
Após a proclamação do Evangelho abriu-se então a Bíblia na leitura proclamada e assim ficou a PALAVRA, aberta e iluminada para toda a assembleia.
No momento de acção de graças foi visionando um PowerPoint relativo ao Pentecostes, com a maior parte das imagens direccionadas aos catequizandos mais pequenos, como forma de melhor entenderem o significado da vinda do Espírito Santo.
Antes da bênção final, o Rev. Pe. Zé Manel, também se dirigiu essencialmente aos mais pequenos, falando-lhes do 13 de Maio, de Nossa Senhora e dos 3 pastorinhos, lembrando depois a toda a assembleia as comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, e da vinda do Papa Francisco, no próximo ano.
Foi tempo ainda para com todos cantar: A treze de Maio/na Cova da Iria… e foi muito bonito escutar e ver que todos sabiam muito bem!
Agradecimentos ao Coro, ao Gil, ao Sr. Maciel e a todos os que de alguma forma nos ajudaram nesta celebração.
11º Ano
Sem comentários:
Enviar um comentário