Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA -Celebração da Eucaristia

A 5 de Outubro, que voltou a ser feriado nacional, a nossa paróquia retomou a tradição da peregrinação anual a Fátima.
Ainda a viver o Jubileu extraordinário da Misericórdia, e na preparação do Novo Ano Pastoral que em breve se inicia, muita gente quis participar neste encontro com Maria, Mãe de Ternura, que culminou com o mais importante que é a celebração da Eucaristia, sempre festa de alegria, que se iniciou com o cântico: Cantai ao Senhor um cântico novo / cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e poder na sua presença /‘splendor e majestade no seu templo / Cantai ao Senhor, terra inteira.
Da Mesa da Palavra escutamos a Epístola de São Paulo aos Gálatas 2,1-2.7-14 e o Evangelho: Lucas 11,1-4, com palavras mais que assertivas para este dia em comunidade.
As palavras de são Paulo levam-nos a concluir que só na unidade da fé, dos corações e da vida, existe verdadeira missão na Igreja. 
No Evangelho escutamos que Jesus ensinou os discípulos a rezar, com uma oração de poucas palavras, mas imbuídas do essencial. A oração era uma prática constante da vida de Jesus, que como cristãos devemos imitar de modo que a oração expresse uma forma de vida segundo valores do Reino, como a fraternidade, a partilha, o perdão e a própria presença de Deus no nosso coração. 
E, neste encontro com Cristo que a todos irmana, dois casais de outra comunidade festejavam as bodas de prata e de ouro.
"Pai nosso que estais nos Céus,/ sempre louvado sejais, / pela santa Eucaristia, / pão divino que nos dais!
Bendita, bendita seja a divina Eucaristia, / que ilumina a santa Igreja / como o sol de cada dia, / como o sol de cada dia."
Em momento de acção de graças e no final da Eucaristia, como não podia deixar de ser, cânticos dedicados a Nossa Senhora. 
Com o coração cheio de alegria partimos, meditando em tudo o que vimos, ouvimos e vivemos não esquecendo as palavras do refrão do Salmo 116 (117): IDE POR TODO O MUNDO E ANUNCIAI A BOA NOVA. Seremos capazes?

Sem comentários: