Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 26 de janeiro de 2019

8º CICLO DE CONVERSAS AMPLAS - 3ª Conversa com Prof. Adelino Cunha

Mais uma noite de casa cheia, que teve início com uma oração e os agradecimentos feitos pelo Rev. Padre Jerónimo, a todos e de forma especial à ACRAV, com os parabéns pela passagem dos seus vinte e dois anos de Associação.
Seguiu-se um momento lúdico com a leitura de um texto, acompanhado em flauta transversal pela jovem Raquel, aluna da Academia de Música de Vilar do Paraíso, e que deliciou o público presente.
Terminada a atuação, a jovem flautista foi presenteada com um ramo de flores e uma lembrança, tendo-se despedido do público porque as aulas começavam cedo e também iria ter um teste. 
 
A apresentação do orador, de seu nome completo Manuel Adelino Moreira da Cunha, com um extenso e impressionante curriculum, como é habitual foi feita por um casal da Pastoral da Família VP.
 
Seguiu-se então mais uma Conversa Ampla neste 8.º Ciclo, com Adelino Cunha, que nos veio falar de quão importante é ter um sonho e estar seguro de que, verdadeiramente, se trata de um sonho. E que, feita essa descoberta, está dado o primeiro passo para o êxito. E também que todos, independentemente da idade, temos dentro de nós sonhos.
Foi um privilégio poder usufruir da partilha de conhecimento de tão prestigiado orador.
Gaiense de origem, mais concretamente da Afurada (de Cima), contou-nos que ele mesmo é prova viva de como é possível ir “do banho na bacia de plástico” ao currículo que possui atualmente. 
E tal foi possível porque teve pais que acreditaram nele e o responsabilizaram pelas suas escolhas. 
Disse-nos que os pais não devem desejar para os filhos exatamente o que tiveram, mas muito mais. Para tal é necessário esforço e usar a lei do “Km extra”, isto é, devemos fazer muito mais do que é esperado de nós.
 
Nunca devemos fazer desmoronar os sonhos dos filhos. Devemos acreditar neles, pois em todas as áreas há lugar para os que fazem muito bem e só faz muito bem quem gosta, com paixão, do que faz. Ter um sonho e ser motivado leva muito longe. Para estar seguro de que é um sonho, de verdade, há duas dimensões que têm que estar presentes: a temporal e a espacial. Isto é, a paixão pelo que queremos ou fazemos leva-nos a não dar conta do tempo passar nem do lugar onde tenhamos que estar.
 
Para os crentes a melhor motivação é o Mestre, o líder que formou uma equipa de 12 e arrastou ou motivou milhões.
E assim, saímos mais motivados a descobrir sonho(s) e a realizar sonho(s). 
Agradecimentos:
ACRAV
Pastoral da Família VP
Otília Florista
Foto Martinho

Sem comentários: