Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

"Começa hoje a contagem decrescente para a realização em Portugal do maior evento juvenil da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude. O anúncio era esperado, a notícia corria por vários corredores, mas a certeza e sobretudo a responsabilidade de preparar o acolhimento a milhares (milhões) de jovens foi comunicada este domingo: é em Lisboa. E aconteceu com as expectativas de igual forma em alta, bem expressas nos rostos dos portugueses que participam ou ajudam a organizar uma JMJ.
Foi um privilégio estar no Panamá não apenas neste momento da JMJ, mas em toda a semana, bem preenchida por diferentes atividades para os jovens de todo o mundo. A sensação de estar em órbitra ainda permanece, ao redor de um programa muito intenso, vivido por milhares de participantes. Interessa, agora, rever o que aconteceu, ver as imagens, recordar as mensagens marcantes dos encontros com o Papa Francisco. Fica o convite para o fazer passando pelo portal da http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/igreja-portugal-lisboa-vai-acolher-jornada-mundial-da-juventude-em-2022/?fbclid=IwAR1FUOxMwxtsN7s0l2VuoFzCc5grAaLdjYih5KhwCMAzmFsea66-h7opohc
Regressado a terra, pode considerar-se a relevância da escolha do lugar, tanto da JMJ de 2019 como da de 2022, os gritos dos pobres que também aconteceram nestas jornadas e a comunicação da Igreja com os jovens, nomeadamente no ambiente litúrgico, com sinais contraditórios, nestes dias. Um exercício a concretizar por diferentes vozes, sobretudo a daqueles que passam por essa experiência, numa real peregrinação, ao longo de uma semana.

E essa é a proposta para os próximos dias, tanto pelas notícias que publicaremos, como pelas vozes que passam pelos programas Ecclesia de televisão, na RTP2, como de rádio, na Antena 1.

De resto, votos de boa viagem de regresso a todos os jovens que deixam o Panamá rumo às suas terras!

Votos de uma ótima semana!"

Paulo Rocha
Jornalista da Agência Ecclesia 

Sem comentários: