Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A liturgia deste Domingo coloca-nos diante da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, e pede que, a partir desta família, olhemos para a nossa e vejamos como ela está. Quais são os valores que temos e quais são as coisas às quais não damos o devido valor? Como anda o nosso relacionamento familiar? Existe amor, respeito, compreensão? Existe temor de Deus, configurado na prática religiosa, na participação nas missas, na oração em família, na ajuda mútua? O que precisamos melhorar na nossa família?

Para responder a estas e outras perguntas, temos as leituras de hoje, que nos apresentam riquíssimos ensinamentos.

A 1ª leitura é tirada do livro do Eclesiástico. Faz parte dos livros sapienciais da Bíblia. Ali se encontram reunidos uma grande parte dos conhecimentos do povo daquela época, as experiências vividas, comprovadas, tidas como certas porque foram testadas no dia a dia. Não são apenas teorias. É conhecimento empírico. Por isso, elas têm muito a nos ensinar ainda hoje. O primeiro ensinamento que encontramos é que Deus honra os pais nos filhos. Os filhos são tidos como um dom de Deus e por isso, devem ser tratados com todo o carinho e cuidado. Se os pais devem cuidar bem dos filhos, seus maiores tesouros, o mesmo devem fazer os filhos. É preciso honrar os pais, isto é, respeitá-los. Esse é um dos mandamentos de Deus. Honrar pai e mãe. Honra-los é algo tão nobre, tão importante que quem o faz recebe o perdão de Deus. É um dever, uma obrigação de todos os filhos, porém devemos fazer isto não apenas porque é um dever, mas porque há amor em nosso coração. O amor é a medida de todas as coisas, e dentro da família isto não é diferente. Pelo contrário, é fundamental. Quando os membros da família perdem o respeito de uns para com os outros, a sociedade perde o respeito. Quem não consegue respeitar, honrar o sangue do seu próprio sangue, dificilmente conseguirá amar e respeitar os que não são da sua família. Quem ama cuida, diz o provérbio popular. Que se repete na expressão “ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto durante a sua vida”...

O Evangelho em pleno ciclo do Natal, coloca-nos diante de uma família cheia de dificuldades, de desafios e obstáculos a serem enfrentados, superados. Só o amor a Deus e o amor entre eles pode fazer com que enfrentem com valentia e coragem as dificuldades da vida. Depois de ter tido um parto numa estrebaria porque não havia lugar para eles nas hospedarias, o casal vê-se diante de diversas perseguições ao recém-nascido. Herodes ameaça de morte o Menino. José e Maria precisam fugir para o Egito. O Menino acaba de nascer e já é um exilado. Isto lembra-nos as muitas famílias de hoje que são perseguidas pela violência, pelas drogas e por tantas outras causas que as levam a ser expulsas de suas casas, de suas terras, e precisam viver escondidas para poder sobreviver. Estas famílias dão-nos hoje um exemplo importante. Não importa o que a nossa família esteja a passar, o que importa é a quantidade de amor que existe dentro dela. Se existe amor a Deus e ao próximo dentro dos nossos lares, então todas as dificuldades e obstáculos serão vencidos. É o que nos ensina hoje a liturgia da Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

Pe. Carlos Correia

Sem comentários: