Apelo do Papa na Mensagem para o Dia da Criação
A pandemia atual levou "a redescobrir estilos de vida mais simples e sustentáveis" e a atual crise trouxe a "possibilidade de desenvolver novas maneiras de viver", afirma o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado a 1 de setembro. Este "momento decisivo" deve ser aproveitado "para acabar com atividades e objetivos supérfluos e destrutivos e cultivar valores, vínculos e projetos criadores". "Foi possível constatar como a Terra consegue recuperar, se a deixarmos descansar".
O Papa lembra que "os nossos estilos de vida forçam o planeta para além dos seus limites". Por isso, é necessário encontrar estilos de vida justos e sustentáveis, "que restituam à Terra o repouso que lhe cabe, vias de subsistência suficientes para todos, sem destruir os ecossistemas que nos sustentam".
Francisco convida cada um a examinar os seus hábitos, no uso de energia, consumo, transportes e alimentação. Deve-se também retirar das economias aspetos não essenciais e nocivos e criar modalidades vantajosas de comércio, produção e transporte dos bens.
Este "é um tempo para voltar atrás e arrepender-se", por termos quebrado os laços que nos unem ao Criador, às outras pessoas e à restante criação, para "restaurar a harmonia primordial da criação" e "curar relações humanas comprometidas".
Sem comentários:
Enviar um comentário