Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

APROVEITAR O TEMPO DE PANDEMIA PARA ALTERAR ESTILOS DE VIDA

Apelo do Papa na Mensagem para o Dia da Criação

A pandemia atual levou "a redescobrir estilos de vida mais simples e sustentáveis" e a atual crise trouxe a "possibilidade de desenvolver novas maneiras de viver", afirma o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, celebrado a 1 de setembro. Este "momento decisivo" deve ser aproveitado "para acabar com atividades e objetivos supérfluos e destrutivos e cultivar valores, vínculos e projetos criadores". "Foi possível constatar como a Terra consegue recuperar, se a deixarmos descansar".

O Papa lembra que "os nossos estilos de vida forçam o planeta para além dos seus limites". Por isso, é necessário encontrar estilos de vida justos e sustentáveis, "que restituam à Terra o repouso que lhe cabe, vias de subsistência suficientes para todos, sem destruir os ecossistemas que nos sustentam".

Francisco convida cada um a examinar os seus hábitos, no uso de energia, consumo, transportes e alimentação. Deve-se também retirar das economias aspetos não essenciais e nocivos e criar modalidades vantajosas de comércio, produção e transporte dos bens.

Este "é um tempo para voltar atrás e arrepender-se", por termos quebrado os laços que nos unem ao Criador, às outras pessoas e à restante criação, para "restaurar a harmonia primordial da criação" e "curar relações humanas comprometidas".

https://redemundialdeoracaodopapa.pt/atualidade/693?fbclid=IwAR0FH7oZtWAsinWC611lpBFmSCwlsC4DYP9dtM6TDaeohjwH608kR5tOups

Sem comentários: