Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 12 de setembro de 2020

PROTEGER-SE E PROTEGER OS OUTROS

 É um dever de todos e porque estamos perante um acentuado crescimento de contágios da COVID-19.

Como cristãos, e porque desejamos a continuidade das celebrações, lembramos a importância do cumprimento das regras de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento em todas celebrações comunitárias, ensaios, ou reuniões de grupos.

É recomendável que, para além da higienização das mãos, cantores e leitores não retirem a máscara no momento que leem ou cantam, pela quantidade de gotículas e aerossóis expelidos para a atmosfera por alguém que esteja infetado sem o saber. E, olhando a que o mesmo micro – sem desinfeção - é usado por 4 ou 5 pessoas… o resultado pode não ser o melhor. 

O momento da comunhão continua a suscitar sérias apreensões pelo incumprimento das regras definidas e que no cartaz são bastante claras.

1 - Distanciamento (ter 2 pessoas à frente);

2 – Retirar a máscara - puxando-a ligeiramente para o queixo - e desinfetar as mãos; 

3 - Comungar; 

4 - Colocar de imediato a máscara e desinfetar as mãos.

Celebrantes, Diáconos e Ministros Extraordinários da Comunhão, após comungarem e colocarem a máscara, devem proceder à correta higienização das mãos e só depois darem a comunhão aos fiéis. 

As equipas que no momento da comunhão se posicionam para ajudar os fiéis, devem ter em atenção o distanciamento referido no cartaz, colocar o gel desinfectante nas mãos de quem vai comungar e chamar a atenção para a colocação da máscara após a comunhão e a desinfeção das mãos. 

Juntos, com amor e paciência, cuidados acrescidos e a boa compreensão será possível minimizar os riscos, enfrentar esta pandemia que mudou a nossa a vida pessoal, familiar e comunitária na celebração da fé.

Que Deus Nosso Senhor esteja com todos.

Sem comentários: