Evangelho segundo S. Mateus (6, 24-34)
Pe. Tarcízio Morais, sdb
Evangelho segundo S. Mateus (6, 24-34)
Pe. Tarcízio Morais, sdb
Senhor, sei que me amas, porque és bom, Porque tens um coração sensível.
Alegro-me porque és Pai
És justo e misericordioso.
Aceitas-me como sou
E na tua infinita bondade, me perdoas.
Sei que olhas com ternura
E me amas hoje e sempre.
Ajuda-me a ser uma pessoa de oração
Onde, o encontro Contigo
É força e intimidade.
E a minha vida será uma festa.
Lectio Divina
Anabela Tavares da Silva, fma
ORAÇÃO
Rezo com Madre Teresa de Calcutá
ACÇÃO
Hoje, estarei atenta aos pedidos que me serão feitos. Acolhê-los-ei com sentido de solidariedade e cultivarei em mim a convicção de que tudo o que faça, o faço por amor.
Anabela Tavares da Silva, fma
Lectio Divina
Um dos graves problemas com que a Guiné-Bissau se depara é a escassez de água potável, para grande parte da sua população. As crianças e os mais idosos são as maiores vítimas desta grave carência, pelas implicações higiénico-sanitárias que acarreta e pelos quilómetros que são obrigadas a percorrer, todos os dias, em busca do "Ouro do Século XXI - água Potável". Um Grupo de amigos da Guiné-Bissau tem vindo a desenvolver, com a ajuda de alguns ex-combatentes, um projecto denominado "Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau", que pretende levar este precioso bem a pelo menos 10 tabancas (aldeias) do interior, através da abertura de poços e a montagem de fontanários. Alguns poços e fontanários já estão activos mas é preciso continuar. Por isso, a LOC/MTC-Movimento de Trabalhadores Cristãos da Paróquia de Vilar do Paraíso em V.N. de Gaia, mobilou diversos organismos da Paróquia para a realização de um Espectáculo de Teatro e Música Popular com objectivo de angariar fundos para esta Campanha. A dinamização do Espectáculo é feita pela LOC/MTC, JOC-Juventude Operária Católica, Grupo Missionário, com o apoio da Paróquia e a colaboração da Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel de Canelas. Será já no próximo sábado, às 21h30, no Centro Maria de Nazaré, Rua da Boa Nova (Junto ao Seminário), Valadares. A entrada é livre - A angariação de fundos é concretizada através de um sorteio. Participa, porque todas as “gotas” são imprescindíveis para que este projecto não “seque”. Obrigada!
A projecção de imagens sugestivas aliada à explanação sobre a adolescência cativaram os presentes; pais, catequistas e catequizandos.
Aspergido com a musicalidade do Coro Infantil, mais uma vez a Missa com a Catequese, atinge o seu objectivo: Unir a Palavra à Comunhão em Jesus Cristo.
Terminou a Eucaristia com o convite do sr. Padre aos pais e catequistas para participarem em cinco catequeses quaresmais... um primeiro passo para o amadurecimento da catequese.
Imagens e texto: Rafaela Gonçalves
Secretariado Nacional da Liturgia
D. Pio Alves, de 65 anos, foi hoje nomeado bispo auxiliar da diocese do Porto por Bento XVI, decisão que acolhe com surpresa e perplexidade por implicar “recomeçar em várias frentes”.
Na saudação que escreveu por ocasião da nomeação, tornada pública ao meio-dia em Roma (11 horas em Lisboa), D. Pio Alves esclarece que respondeu positivamente a uma nomeação inesperada, que marca uma “nova etapa” na sua vida.
“Surpreendeu-me descansado, por que não corri para ela; livre, porque pude dizer que não; perplexo, porque, necessariamente, implica recomeçar em várias frentes”, afirma o sacerdote de Braga agora nomeado bispo.
Nesta mensagem, Pio Gonçalo Alves de Sousa saúda a diocese do Porto e agradece a amizade e a colaboração recebida em Braga, diocese na qual trabalhou e onde será ordenado bispo no dia 10 de Abril, no Santuário do Sameiro.
«Para que os fiéis concebam no seu espírito um afecto profundo e vivo relativamente à Sagrada Escritura pelo facto de escutar as leituras divinas, é necessário que os leitores que exercem este ministério tenham realmente aptidões para a leitura e estejam bem preparados. Esta preparação tem que ser antes de mais espiritual, mas também é necessária a preparação técnica.»
Ordenamento das leituras da Missa, nº 55

http://www.facebook.com/#!/pages/Coro-da-Se-Catedral-do-Porto/165963424358
A Eucaristia de domingo, 13 de Fevereiro, às 11h00, na Capela de S. Martinho, marcou o início deste encontro, já tão importante para os idosos e doentes da nossa paróquia. É um dia de muito trabalho, pois requer uma cuidada organização a todos os níveis. O trabalho de proximidade que os Ministros da Comunhão e os visitadores fazem com tanta generosidade, dedicação e amor é tão meritório, que merece ser enaltecido e reconhecido por toda a comunidade. Num tempo em que a solidão se está a tornar norma e não excepção, é urgente que continuemos a apostar nesta proximidade com os irmãos da nossa comunidade, dando-lhes amparo e carinho, mas também cuidando de pequenas ou grandes coisas que podem fazer a diferença. É também fundamental sensibilizar os jovens para esta realidade e fazê-los participantes activos nesta solidariedade para que não passem, em caso algum, ao lado do sofrimento.
Secretariado Nacional da Liturgia

Sérgio Paulo Pinto
ORAÇÃO
Bento XVI apelou às comunidades católicas de todo o mundo para que assumam o “compromisso de promover as vocações” para o sacerdócio e a vida consagrada.
Na mensagem para o 48.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, hoje divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, o Papa admite que esta proposta “pode parecer demasiado difícil” num tempo em que “a voz do Senhor parece sufocada por «outras vozes»”.
Segundo Bento XVI, “é importante encorajar e apoiar aqueles que mostram claros sinais de vocação à vida sacerdotal e à consagração religiosa, de modo que sintam o entusiasmo da comunidade inteira quando dizem o seu «sim» a Deus e à Igreja”.
O próximo Dia Mundial de Oração pelas Vocações vai ser celebrado a 15 de Maio, quarto domingo de Páscoa no calendário litúrgico da Igreja Católica, tendo como tema «Propor as vocações na Igreja local».
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=84220
Texto integral em

"Alegrai-vos!" De facto, só nos podemos alegrar depois de uma noite tão intimista, em que as palavras tocavam o coração, a música deliciava os sentidos e a voz linda da Clara, emocionava e "arrepiava" a alma. Deus, sempre presente na Palavra, aqui também feita música. Se cantar é rezar duas vezes, não há dúvida que este Concerto dos Laetare, se transformou numa grande Oração!
Aos primeiros sons, o silêncio... com os presentes rendidos à sonoridade dos Laetare.
ACÇÃO
Seja onde for, hoje, de modo especial, sê esse sal pedido por Jesus, sê esse condimento especial, que dá sabor com o teu testemunho.
Lectio Divina
Sérgio Paulo Pinto
«Pelas suas chagas fostes curados» (1 Pd 2, 24).

Lectio Divina-
http://www.box.net/shared/77d2202gc9/1/56875924/616216039
Bento XVI convidou os jovens de todo o mundo a descobrirem a fé cristã, conhecendo os ensinamentos da Igreja Católica como “um informático conhece o sistema operativo de um computador”.
A comparação faz parte do prefácio da obra «Youcat», um documento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2011 (JMJ), que vai ter lugar em Madrid, Espanha, no próximo mês de Agosto, com a presença de dezenas de milhares de participantes e do próprio Papa.
“Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude de hoje, mas eu não acredito nessa afirmação e tenho certeza de que estou certo. A juventude não é tão superficial como muitos dizem, os jovens querem saber o que é realmente a vida”, escreve Bento XVI.
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=84125
