Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TRAZER O POVO À LITURGIA




A Liturgia requer, muito para além da observância das normas, bom gosto e sensibilidade, por parte dos ministros e dos fiéis. E isso deverá reflectir-se tanto nos lugares, nos objectos, nas coisas, nos paramentos, como nas atitudes e gestos, nas palavras e na música e outras artes, etc… enfim, nos ritos. Tal conduta adquire-se e desenvolve-se no trato e na convivência com o belo e a arte, pois só eles educam e são profundamente respeitadores da alma humana.
À primeira vista, pode causar espanto que o mais importante documento do séc. XVIII sobre a Liturgia e a Música, a encíclica Annus Qui de Bento XIV, comece por insistir tanto sobre assunto tão comezinho (pensarão alguns), como a limpeza e o arranjo das nossas igrejas. (Não se trata de sumptuosidade, mas de “decência e limpeza que a ninguém é lícito descuidar”). E, contudo, no decurso dos séculos, muito se continuou a escrever sobre o assunto. Talvez, diremos nós, o assunto não seja tão banal como isso… Com efeito assim é, pois que a Sagrada Liturgia faz apelo a todos os sentidos, em plenitude, profundidade e amplitude. E é por eles que fala (Deus fala) e que temos acesso ao Mistério (a Deus).

Texto integral em


http://www.sdplviseu.web.pt/

Sem comentários: