Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

REUNIÃO DE CATEQUISTAS

No passado sábado, decorreu na nossa paróquia a reunião geral de catequistas. Dadas as boas vindas feita a oração inicial, coube à Cristina conduzir os trabalhos da reunião, uma vez que o Rev. Pe Zé Manel não pode estar presente.
A Cristina começou por informar que este ano vão decorrer eleições para o CPP. Havendo neste momento um bom grupo de catequistas jovens, que precisam de conhecer toda a organização paroquial.
O secretariado, entendeu por bem explicar o que é o CPP, quem o compõe e para que serve. Esclarecendo assim dúvidas e sensibilizando cada um dos presentes a estar atento, receptivo e participativo, para quando se realizar a eleição dos representantes da catequese. 

Em seguida foram apresentados vários tópicos, que serviram como proposta, para em pequenos grupos reflectir e trabalhar, sendo as conclusões apresentadas no final. 
Cada porta-voz tentou transmitir a ideia a que o seu grupo chegou, havendo praticamente sintonia no apontar de alguns problemas que afectam a catequese. Problemas que já não são novos, principalmente no que se refere à assiduidade... 
Porém, mais do que apontar este ou aquele caso concreto - é fundamental continuar a trabalhar e a desenvolver esforços de ligação entre os catequistas, os catequizandos e as suas famílias. De salientar, que é muito positivo o facto de a Eucaristia mensal com a catequese apresentar um nível elevado de participação, mas é preciso estrar atento, dar exemplo e continuar motivar a participação e acção fora da Eucaristia.
Estamos perante o maior de todos os desafios; fazer com que todos "ganhem gosto" pela presença de Deus e o que Ele pode fazer nas suas vidas... só assim será possível a plena assiduidade na Catequese e na Eucaristia. Para algumas dúvidas que se levantaram em relação à participação dos mais pequenos na Eucaristia, aconselho a leitura de um documento sobre o tema, elaborado pelo Secretariado da Catequese da Infância e Adolescência do Porto, e que pode ser encontrado em: http://www.box.net/shared/88pe51kogt/1/67037069/612916561
Formação: praticamente todos os anos tem havido catequistas a frequentar o curso de iniciação e este ano também assim acontece. Em relação ao Curso Geral as dificuldades de participação já são maiores, bem como nas acções formativas disponibilizadas ao longo do ano, ainda que todos reconheçam que precisam de saber mais. Assim, foi feita a proposta de se iniciar na Paróquia, a catequese de adultos, em dia de semana à noite - formação contínua - sendo o primeiro grupo constituído essencialmente por catequistas.
 
Actividades: todos concordam que se continuem efectuar: Caminhada, festa de Carnaval, ceia de Natal e outras que possam surgir, cada vez com maior participação de todos, pois é nestes momentos que há uma interacção entre todos os grupos, impossível de concretizar no tempo em que se faz a catequese. O Pedro aproveitou também para lembrar o Concerto dos Laetare, onde se espera uma grande participação catequistas.
O encerramento foi feito pelo Sr. Diácono Celestino, que a todos animou para a continuação de um bom trabalho de missão, finalizando os trabalhos com uma oração.

Sem comentários: