Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PALAVRA
Evangelho segundo S. Mateus Mt 5, 38-48
....
«Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado.»


Jesus continua com mais dois exemplos. Primeiro a referência a um certo abuso do poder por parte de pessoas com autoridade para com os pobres, a gente simples do povo. Obrigar a fazer o que se pede como recrutar alguém para servir de guia ou simplesmente para acompanhar ou carregar algo. E no segundo exemplo, a questão de não se voltar as costas a quem pede emprestado, não passar indiferente perante situações que requerem a nossa generosidade e solidariedade.

...

MEDITAÇÃO

Mais uma vez, Jesus tenta fazer entender que a lógica evangélica não é uma modalidade absurda em que se deve renunciar a uma desejável justiça ou que é preciso fechar os olhos e fingir que não se vê abusos ou pedidos interesseiros e que tolera a violência nas suas variadas formas. Apela-se a que não deixemos de lado a generosidade, que não se passe indiferente, que não se faça de conta que não se entende, que não procuremos desculpas. Se se conseguir deitar a mão a quem pede, mesmo por interesse ou descaradamente, que nunca falte da nossa parte o gesto da caridade. O que sentimos que devemos fazer, façamo-lo em nome da caridade.




ORAÇÃO

Rezo com Madre Teresa de Calcutá


Ama a vida. Ama-a assim como é. Ama-a em plenitude, sem exigências; ama-a quando te amam ou quando te odeiam. Ama-a quando ninguém te compreende ou quando todos te compreendem. Ama-a quando todos te abandonam ou quando te exaltam como um rei. Ama-a quando te roubam tudo ou quando te oferecem tudo.
Ama-a quando há sentido e quando parece não haver. Ama-a na plena felicidade ou na absoluta solidão. Ama-a quando te sentes forte ou quando se sentes frágil.
Ama-a quando tens medo ou quando te sentes com coragem. Ama-a não só pelas grandes coisas da vida, mas ama-a pelas pequenas alegrias do quotidiano. Ama-a mesmo que não te dê o que mais gostarias. Ama-a mesmo que não seja como tu queres. Ama-a por todas as vezes que nasces e pelas vezes que estás a morrer. Mas nunca ames sem amor. Nunca vivas sem vida!



ACÇÃO


Hoje, estarei atenta aos pedidos que me serão feitos. Acolhê-los-ei com sentido de solidariedade e cultivarei em mim a convicção de que tudo o que faça, o faço por amor.



Anabela Tavares da Silva, fma


Lectio Divina


http://www.box.net/shared/77d2202gc9/1/69834609/632038439

Sem comentários: