Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 28 de março de 2011

A PALAVRA
(Jo 4,5-42)

Respondeu-lhe a Samaritana: “Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?”. De facto, os judeus não se dão com os samaritanos.
A samaritana aponta uma desculpa para atender o pedido de Jesus e, consequentemente, uma desculpa para que não se dê o encontro entre eles: recorda a Jesus que ele é judeu e ela samaritana, ou seja, ‘inimigos’ de longa data, por causa das divergências históricas e religiosas.

MEDITAÇÃO
Tal como a samaritana, também eu sou capaz de “inventar” desculpas para evitar o encontro, uma vez que os encontros me “obrigam” a sair de mim mesmo/a e a prestar atenção ao outro. Que desculpas são as que dou para não me encontrar com Jesus, com os outros e comigo mesmo/a? A falta de tempo, o cansaço, o desconhecimento, o medo, a insegurança, a avareza, as diferenças (culturais, económicas, religiosas)?

ORAÇÃO
Agradeço-te, Senhor, por tomares a iniciativa de te encontrares comigo. Nem sempre sou digno/a. E, no entanto, não me evitas. Já eu não posso dizer o mesmo. Há ocasiões em que não te acolho e apresento as minhas desculpas esfarrapadas. Peço perdão por deitar a perder estes momentos de encontro. Peço perdão por também não me encontrar com os outros e comigo mesmo/a.

ACÇÃO
Ao longo do dia, nas situações que se propiciarem, procuro favorecer o encontro com os outros e permitir que eles me desinstalem. Faço isto, sabendo que estou a encontrar-me com Jesus. E por isso, ponho toda a minha atenção e afecto.

Sem comentários: