QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Pecamos, Senhor, tende compaixão de nós.
Na Capela de S. Martinho revestida de grande simplicidade e sobriedade, foi feita a nesta quarta-feira a Celebração da Eucaristia, com a imposição das cinzas.
Quase se dispensam palavras para descrever toda a riqueza da simbologia ali apresentada; onde encontramos Cristo já "escondido", tradição muita antiga, que tem vindo a ser recuperada, e bem, também na nossa paróquia. Depois, a lenha que dá lugar à cinza, lembrando a nossa condição humana efémera da qual apenas restará cinza.
A Cruz: uma da Pastoral Familiar pendurada na parede, outra no meio da Assembleia, símbolo do Pároco junto do seu povo, outra que foi trazida na procissão de entrada e muitas outras que ao longo de toda a Quaresma os diversos grupos vão preparar, será o símbolo que nos acompanhará nesta caminhada de onde vai florescer a VIDA!
A Palavra que nos interpela:
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações.
Bênção das cinzas:
feita depois da homilia.
Imposição das cinzas:
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho (Mc 1, 15).
Alimentados e confortadas pelo Pão Eucarístico e abençoados pela infinita misericórdia de Deus, iniciamos a nossa caminhada da Quaresma. Somos pecadores que procuram a redenção pela penitência e pela caridade. Que Deus nos afaste do caminho do mal para que livres do pecado nos preparemos dignamente para celebrar a paixão de Cristo.
Sem comentários:
Enviar um comentário