Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

VIA-SACRA, 22 DE ABRIL, 15H00, EM S. CAETANO: Concentração de toda a catequese às 14h30, nos Ribeirais

O QUE É A VIA SACRA?
A Via-Sacra é uma oração que tem como objectivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. São 15 estações, que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.

REALIZAÇÃO DA VIA SACRA
A celebração da Via -Sacra pode ser feita dentro de uma Igreja, e o caminho é percorrido com uma cruz e duas velas que dão a volta à Igreja parando nas cruzes ou ícons que estão nos pilares ou paredes. É habitual haver 14 cruzes, de modo que a 15ª estação, a da Ressurreição, possa ser feita à frente do altar ou do Santíssimo.
A celebração da Via-Sacra pode também ser feita em qualquer outro lugar, rua, montanha, praia, ... os lugares onde se pára, podem estar afastados de metros ou quilómetros (no caso de uma peregrinação a pé). Se possível, devem ser preparados antes, de modo a criar um ambiente de interiorização e evitar distracções durante a realização da via sacra.
Entre as estações pode rezar-se o Pai-Nosso ou até uma dezena ou terço no caso de uma grande peregrinação a pé.
Também se podem intercalar cânticos em qualquer momento da Via-Sacra.
Todas as estações têm uma estrutura esquemática semelhante, o que facilita a compreensão da celebração e permite adicionar cânticos ou outras orações.
À frente segue uma pessoa com a cruz, e duas pessoas cada uma com uma vela acesa ao lado da da cruz. Seguidos da pessoa que preside e depois por todas as outras pessoas.
Quando se lê a frase no início da estação "Nós vos adoramos e bendizemos ó Jesus", ajoelham-se todos e levantam-se após responderem "Que remistes o mundo pela vossa santa cruz".
Na estação em que Jesus morre na cruz, ajoelham-se todos no fim da leitura, por uns breves instantes; o que preside deve dar o exemplo.

Victor Vaz da Silva

Sem comentários: