Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Respeito pela Cruz


O responsável pela relação da Igreja Católica em Portugal com o mundo da cultura, padre José Tolentino Mendonça, teme que a cruz, principal símbolo dos cristãos, perca o seu significado e se torne num adereço decorativo.
“A cruz é uma linguagem paradoxal e também uma interpelação. O pior que pode acontecer é quando ela se torna ornamento, quando a trazemos ao peito como trazemos um outro símbolo qualquer a que não damos importância”, afirmou à ECCLESIA.
A banalização daquele símbolo estende-se também aos fiéis: “Hoje os cristãos continuam a fazer a cruz sobre o seu corpo, e muitas vezes fazem-no de forma mecânica. Isso é triste porque é diminuir e dispersar o seu sentido de levantamento”, acrescentou.
O biblista recordou a dimensão “paradoxal” e “ambígua” da cruz, ligada à “história de sofrimento e rejeição que Jesus protagoniza” e o “dom que ela exemplifica e testemunha”, uma dupla vertente especialmente patente na sexta-feira Santa, data em que os cristãos evocam a crucificação de Cristo.

Sem comentários: