Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PAPA FRANCISCO COM JOVENS NA LITUÂNIA

Em Vilnius na Praça da Catedral o Papa Francisco encontrou-se com os jovens da Lituânia. Um significativo momento de oração, de música e de dança. E também de testemunhos aos quais se referiu o Santo Padre, dirigindo-se a Mónica e Jonas, dois jovens que narraram as suas experiências de vida. A este propósito, Francisco assinalou a necessidade dos outros para uma vida cristã:

“Não permitais que o mundo vos faça crer que é melhor caminhar sozinhos. Não cedais à tentação de vos concentrar em vós próprios, de vos tornar egoístas ou superficiais perante a dor, as dificuldades ou o sucesso passageiro. Reafirmemos que, «aquilo que acontece ao outro, acontece a mim»; andemos contracorrente relativamente a este individualismo que isola, que nos torna egocêntricos e vaidosos, preocupados apenas com a imagem e o próprio bem-estar.”

O Papa afirmou no seu discurso aos jovens lituanos que “a nossa verdadeira identidade pressupõe a pertença a um povo” pois não existem identidades que se façam em “laboratório”. O Santo Padre exortou os jovens a apostarem “na santidade a partir do encontro e comunhão com os outros”:
“Apostai na santidade a partir do encontro e comunhão com os outros, atentos às suas necessidades”.
O Papa assinalou ainda que “acreditar em Jesus implica, muitas vezes, dar um salto de fé no vazio, e isto causa medo”. Mas “seguir Jesus é uma aventura apaixonante que enche de significado a nossa vida” – declarou o Papa exortando os jovens a não terem medo de serem corajosos e de arriscarem participar na “revolução da ternura”. E isso vale a pena:
“Queridos jovens, vale a pena seguir Cristo, não tenhamos medo de participar na revolução a que Ele nos convida: a revolução da ternura.”
O Papa concluiu o seu discurso aos jovens lituanos convidando-os a “optar por Jesus” que nos dará “tempos amplos e generosos” “onde ninguém precisa de emigrar” – afirmou:
“Não tenhais medo de optar por Jesus, abraçar a sua causa, a causa do Evangelho. Porque Ele nunca descerá do barco da vossa vida, estará sempre na encruzilhada das nossas estradas, não cessará jamais de nos reconstituir, mesmo que às vezes nos empenhemos a demolir-nos. Jesus presenteia-nos com tempos amplos e generosos, onde há espaço para os fracassos, onde ninguém precisa de emigrar, porque há lugar para todos. Muitos quererão ocupar os vossos corações, infestar os campos das vossas aspirações com as ervas daninhas, mas no final, se dermos a vida ao Senhor, vencerá sempre o trigo bom.”

Sem comentários: