Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 28 de outubro de 2018

NÓS SOMOS PESSOAS CEGAS, PROCURANDO POR LUZ

"Neste domingo, o Evangelho de Marcos apresenta a cura de Bartimeu, perto de Jericó, uma cidade do sul, perto do Mar Morto. Como Jesus, ele estava na estrada. Bem, não realmente na estrada, mas na beira da estrada. Sentado, ele estava implorando aos transeuntes uma pequena moeda ou qualquer pequena coisa que pudesse ajudá-lo a sobreviver. Ele passou seus dias sentado à beira da estrada, para que ele não se torne um incomodo e um obstáculo. Ele dependia da bondade daqueles que sentiam pena dele e ele não deveria exagerar e se tornar uma ocasião de tropeçar para os outros. À beira da estrada, ele viveu como alguém que dificilmente tem o direito de viver como se tivesse sido amaldiçoado. Cego, ele vive na escuridão, sem esperança de encontrar a luz. Podemos até imaginar que ele aceitou seu destino com resignação, sabendo que não há remédio para sua deficiência. No entanto, um dia tudo mudou. Ele teve sua chance e não permitiu que passasse, mas agarrou-a com todo o seu poder. Ouvindo um barulho estranho de uma multidão que passava, ele sentiu que algo estava acontecendo ou alguém muito especial estava passando. E ele perguntou. Uma vez que ele recebesse a resposta, ninguém poderia detê-lo. Cheio de esperança, gritou: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim". 

Este cego é o paradigma de todos nós que vivemos nas trevas, na beira da estrada, sem saber o caminho que nos leva à luz e à vida. Somos cegos e não podemos ver a luz que vem de Deus, dando sentido e significado às nossas vidas. Nesta sociedade moderna ou pós-moderna, nossa cegueira para com a presença de Deus e as maravilhosas obras de Deus estão se tornando cada vez mais profundas. Cheios de nós mesmos, ficamos à beira da estrada, incapazes de nos unir aos seguidores de Jesus. Como Bartimeu, precisamos gritar: "Senhor, tenha piedade de mim". E quando Jesus nos perguntar: "O que você quer que eu faça por você?", Nós responderemos: "Senhor, deixe-me ver." Sim, deixe-me ver a verdade e sentir seu amor. Posso encontrar a salvação em você. Posso encontrar significado e propósito para minha vida. Posso ver o caminho para te seguir.

Sem comentários: