Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. NIB 0018 0000 1016 3256 0017 5, IBAN 001800001016325600175 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado! Continuação de SANTAS FESTAS PASCAIS.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

OUTUBRO MISSIONÁRIO - Um Ano cheio de Missão

A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que, de outubro de 2018 a outubro de 2019, Portugal viverá um intenso Ano Missionário. É a resposta lusa à vontade do Papa Francisco fazer de Outubro de 2019 um Mês Missionário Extraordinário. Esta ‘Igreja em saída’, na direcção das periferias e margens, não pode parar o seu impulso missionário e solidário.

Na 3ª Exortação Apostólica, ”Alegrai-vos e exultai”, o Papa Francisco recorda à Igreja o texto mais emblemático dos Evangelhos: ‘As BemAventuranças são como que o bilhete de identidade do cristão’ (nº63).

‘Estas palavras de Jesus estão decididamente contracorrente ao que é habitual, àquilo que se faz na sociedade’ (nº65). ‘O Evangelho convida-nos a reconhecer a verdade do nosso coração para ver onde colocamos a segurança da nossa vida’ (nº67). ‘Ser pobre de coração: isto é santidade’ (nº70). ‘Reagir com humilde mansidão: isto é santidade’ (nº74). ‘Saber chorar com os outros: isto é santidade’ (nº76). ‘Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade’ (nº79). ‘Olhar e agir com misericórdia: isto é santidade’ (nº82). ‘Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é santidade’ (nº86). ‘Semear a paz ao nosso redor: isto é santidade’ (nº89). ‘Abraçar diariamente o caminho do Evangelho, mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade’ (nº94).

MARIA é um modelo perfeito de Missão. Lembra o Papa Francisco: ‘Viveu como ninguém as Bem-aventuranças de Jesus. É a mais abençoada dos santos entre os santos, aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha. Conversar com ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos’.

Que este especial Ano Missionário comprometa mais a Igreja na urgência do testemunho dos valores gravados nas páginas dos Evangelhos.

Sem comentários: