segunda-feira, 1 de outubro de 2018

OUTUBRO MISSIONÁRIO - Um Ano cheio de Missão

A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que, de outubro de 2018 a outubro de 2019, Portugal viverá um intenso Ano Missionário. É a resposta lusa à vontade do Papa Francisco fazer de Outubro de 2019 um Mês Missionário Extraordinário. Esta ‘Igreja em saída’, na direcção das periferias e margens, não pode parar o seu impulso missionário e solidário.

Na 3ª Exortação Apostólica, ”Alegrai-vos e exultai”, o Papa Francisco recorda à Igreja o texto mais emblemático dos Evangelhos: ‘As BemAventuranças são como que o bilhete de identidade do cristão’ (nº63).

‘Estas palavras de Jesus estão decididamente contracorrente ao que é habitual, àquilo que se faz na sociedade’ (nº65). ‘O Evangelho convida-nos a reconhecer a verdade do nosso coração para ver onde colocamos a segurança da nossa vida’ (nº67). ‘Ser pobre de coração: isto é santidade’ (nº70). ‘Reagir com humilde mansidão: isto é santidade’ (nº74). ‘Saber chorar com os outros: isto é santidade’ (nº76). ‘Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade’ (nº79). ‘Olhar e agir com misericórdia: isto é santidade’ (nº82). ‘Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é santidade’ (nº86). ‘Semear a paz ao nosso redor: isto é santidade’ (nº89). ‘Abraçar diariamente o caminho do Evangelho, mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade’ (nº94).

MARIA é um modelo perfeito de Missão. Lembra o Papa Francisco: ‘Viveu como ninguém as Bem-aventuranças de Jesus. É a mais abençoada dos santos entre os santos, aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha. Conversar com ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos’.

Que este especial Ano Missionário comprometa mais a Igreja na urgência do testemunho dos valores gravados nas páginas dos Evangelhos.

Sem comentários: