Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 13 de julho de 2019

PARA GARANTIR UM FUTURO DE BEM-ESTAR E PAZ ...

(...)
Se prestarmos atenção e ouvir a voz de Deus sussurrando em nossos corações, vamos saber o caminho de Deus, que é o verdadeiro caminho para uma vida significativa. Deus colocou dentro de nós o seu mandamentos para que sejamos capazes de discernir entre o bem eo mal e, em seguida, tem a força para escolher o bem e rejeitar o mal. De fato, “a Palavra está muito perto de você, é em sua boca e em seu coração para o seu cumprimento” (Dt 30:14).

No Evangelho deste domingo, lemos a parábola do Bom Samaritano, uma das parábolas mais poderosos contadas por Jesus. É bom ouvi-lo com atenção e devemos colocar-nos-lo e tornar-se consciente de como reagiria. Talvez, podemos identificar com a vítima, já que hoje em dia existem muitas pessoas que se vêem como vítimas e fazer exigências sobre todos os outros. No entanto, nesta parábola, a vítima sofreu terrivelmente, e, sendo deixado meio morto, ele não é capaz de fazer exigências de ninguém. É por isso que a parábola concentra-se na atitude dos transeuntes para a vítima. O sacerdote eo levita - duas pessoas que dedicaram suas vidas a Deus - não queria que suas rotinas diárias de ser interrompida e se recusaram a se envolver e para que eles ignoraram o sofrimento da vítima, deixando-o morrer. 

Se olharmos para a nossa sociedade moderna e tentar analisá-la, podemos facilmente descobrir certos padrões de comportamento que tornaram-se comuns, tais como uma enorme individualismo e hedonismo. Estamos apenas preocupados com nós mesmos e nosso bem-estar, e isso leva a uma atitude de indiferença para com os outros. Sendo muito egoísta, que evitar qualquer coisa que possa nos incomodar. Hoje em dia, podemos tirar fotos de alguém se afogando e publicá-los em mídia social, sem fazer o menor movimento para resgatar ele / ela. Com nosso egoísmo, que se tornaram extremamente insensível.
(...)
O amor de nosso  vizinho não é um amor platônico, mostrado em palavras e sentimentos; isso implica compromisso. Na forma do Bom Samaritano, devemos nos permitir ser tocado pelos sofrimentos do outro, seja ele quem for, e temos de ser os únicos que se aproximam dele / dela, tornando-se seu  vizinho. Cristo é que bom samaritano que nunca passa por nós ou se afasta de nós. Antes de quem sofre, Jesus nunca ficou indiferente; era como se ele sentiu uma dor em seu coração, forçando-o a fazer alguma coisa. Como o sacerdote eo levita, podemos pensar em nós mesmos como bom e santo, mas estamos enganando a nós mesmos se não fizermos nada para aliviar o sofrimento daqueles a quem encontramos em nossas vidas diárias.

Sem comentários: