Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

ENCENAÇÃO INTEGRADA NA 39ª PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS RECRIA “UMA VISITA DE ESTUDO”

O Santuário de Fátima prepara-se para receber a 39º Peregrinação das Crianças, nos próximos dias 9 e 10 de junho, este ano com o tema “Senhora do Rosário, mais brilhante que o sol”.

O programa volta a contar este ano com uma encenação na Basílica da Santíssima Trindade, intitulada “Uma Visita de Estudo”, escrita, interpretada e produzida pelo Colégio de São Miguel com acompanhamento das religiosas da Aliança de Santa Maria. O espetáculo terá duas apresentações de manhã e à tarde.

A Irmã Bernadete Oliveira, religiosa da Aliança de Santa Maria, que faz parte da comissão organizadora desta grande peregrinação, conta-nos que esta encenação irá retratar uma visita de estudo de uma turma ao Santuário de Fátima.

«Tudo começa com eles na escola a pensar onde vão em visita de estudo e entrando na página da internet do Santuário verificam que há neste espaço uma proposta de visita de estudo, e é a partir dai que eles resolvem vir”, conta a Irmã Bernadete Oliveira.

O espetáculo assenta em três cenas: a primeira contando a decisão da visita ao Santuário de Fátima que se passa na escola; na segunda cena os alunos entram no Santuário onde são recebidos por um guia que lhes explica a história do lugar e a mensagem que lhe está subjacente.

O terceiro quadro mostra a construção da Capelinha das Aparições, correspondendo ao pedido que Nossa Senhora deixou aos três pastorinhos na última aparição de que se erguesse neste espaço uma capela.

Além da representação e da música que acompanha todo o espetáculo, os alunos irão dançar dando mais cor e alegria a este momento que habitualmente cativa os peregrinos de palmo e meio que neste dia visitam a Cova da Iria.

A Irmã Bernadete Oliveira refere ainda que há “sempre” uma preocupação para que o espetáculo desenvolva uma ideia relacionada com o tema da peregrinação e este ano particularmente, a questão do Centenário é muito desenvolvida quer através da ideia da construção da Capelinha quer através do número de participantes envolvidos, que é simbólico.

A peregrinação que será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, começa no dia 9 com meditação do Rosário e Procissão das Velas, no Recinto de Oração para as crianças que pernoitem já em Fátima e prossegue no dia 10 com a oração do Rosário e a Santa Missa, durante a qual será entregue uma surpresa a cada uma das crianças.

Sem comentários: