Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PAPA FRANCISCO: A OPÇÃO PELOS POBRES

A instituição do Dia Mundial dos Pobres foi uma expressão do Ano Santo da Misericórdia. A poucos dias desse acontecimento a VP recorda algumas afirmações do pontificado de Francisco que revelam a sua opção preferencial pelos pobres. O padre José Maria Pacheco Gonçalves que foi jornalista da Rádio Vaticano reflete aqui sobre este tema

Uma Igreja pobre para os pobres

O Papa Francisco demorou pouco dias, no início do seu pontificado, para lançar um seu profundo desejo para a vida da Igreja. Foi no dia 16 de março, em plena Sala Paulo VI, falando para os profissionais dos media, que tinham acompanhado o Conclave, que Francisco recordou o comentário do Cardeal brasileiro Cláudio Hummes pedindo-lhe que não se esquecesse dos pobres.

Gerando o imediato aplauso dos jornalistas e técnicos dos meios de comunicação social de todo o mundo, que estavam naquela audiência, o Santo Padre proferiu um a fortíssima afirmação: “Ah, como eu gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres” – declarou.

Desde março de 2013, foram muitas as outras ocasiões nas quais o Papa Francisco referiu nos seus pronunciamentos, catequeses, homilias e entrevistas, a sua opção preferencial pelos pobres. Decisão reveladora desta atitude foi a instituição do Dia Mundial dos Pobres com a Carta Apostólica “Misericordia et Misera” no final do Ano Santo da Misericórdia. Recordamos aqui três momentos concretos da afirmação da opção pelos pobres assumida pelo Papa Francisco.

Sem comentários: