Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 11 de novembro de 2017

SÃO MARTINHO: um dos santos mais venerados da Europa

 A Igreja Católica celebra hoje a festa litúrgica de São Martinho (316-397), bispo de Tours (França) e antigo militar, famoso pela atenção aos pobres, simbolizada na imagem da capa cortada ao meio, para abrigar um pedinte.

De recordar que esse episódio foi destacado pela catequese que Bento XVI, Papa emérito, dedicou a este santo, em 2007, apresentando-o como exemplo de “caridade fraterna”

“Quando era ainda jovem soldado [São Martinho], encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto”, relatou.

Para Bento XVI, o bispo de Tours revela “a lógica da partilha, com a qual se expressa de modo autêntico o amor ao próximo”.

“Só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade”, disse então o agora Papa emérito, divulga o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. 
http://www.snpcultura.org/pedras_angulares_sao_martinho_tours.html 

Sem comentários: