Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. NIB 0018 0000 1016 3256 0017 5, IBAN 001800001016325600175 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado! Continuação de SANTAS FESTAS PASCAIS.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

JESUS NÃO SE IMPÕE, MAS SEDUZ POR AMOR.

Entre os Bembas na Zâmbia, há um provérbio que gostam de repetir: Ubufumu bucindika abene, ou seja O reino respeita os próprios (os donos). E com isso querem dizer que o rei não pode exigir respeito se ele não se respeita a si mesmo e não respeita os outros. Há um outro provérbio que se refere à situação contrária: Ubufumu busheta amenshi, ou seja O reino mastiga a água. Quando o rei pensa que nada lhe é impossível e que até a água consegue mastigar, ele não vai respeitar os direitos dos outros, e vai obrigar toda a gente a obedecer aos seus caprichos, tornando-se um tirano.

Vem isto a propósito da festa de Cristo Rei, celebrado pela Igreja como Rei do Universo, uma vez que todo o joelho se há-de dobrar diante dele e toda a língua há-de proclamar que “Jesus Cristo é o Senhor!, para glória de Deus Pai.” (Vil 2:11) No entanto, Jesus Cristo é completamente diferente dos reis da terra ou de qualquer Chefe de Estado. Ele não se impõe, dominando e espezinhando, mas seduzindo pelo amor. A comunidade dos que o seguem e que o reconhecem como rei tem somente uma lei: a lei do amor, e é por essa lei que seremos julgados dignos de pertencer à sua comunidade e de constituir o povo que o aceita como Senhor. 

Sem comentários: