Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

"MISSA É O MEMORIAL DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO"

Na manhã desta quarta-feira o Papa Francisco encontrou-se na praça de São pedro com milhares de peregrinos para a tradicional audiência-geral das quartas-feiras.

A terceira catequese sobre a eucaristia teve como tema «Missa é o memorial do Mistério Pascal de Cristo».
(...)
A Eucaristia leva-nos sempre ao vértice da ação salvador de Deus: o Senhor Jesus, fazendo-se pão partido para nós, derrama sobre nós toda a sua misericórdia e amor, como fez na cruz, para renovar o nosso coração, a nossa existência e o nosso modo de nos relacionarmos com ele e com os nossos irmãos. O Vaticano II diz: "Sempre que no altar se celebra o sacrifício da cruz, na qual «Cristo, nossa Páscoa, foi imolado» (1 Cor. 5,7), realiza-se também a obra da nossa redenção. (Cost. dogm. Lumen gentium, 3)

Toda a celebração da Eucaristia é um raio daquele sol sem pôr-do-sol e que é Jesus ressuscitado. Participar na Missa, especialmente ao domingo, significa entrar na vitória do Ressuscitado, sendo iluminado pela sua luz, aquecido pelo seu calor. Através da celebração eucarística, o Espírito Santo torna-nos participantes da vida divina que é capaz de transfigurar todo o nosso ser mortal. E na sua passagem da morte para a vida, do tempo para a eternidade, o Senhor Jesus também nos arrasta com Ele para fazer a Páscoa. A missa faz-se Páscoa. Nós, na Missa, estamos com Jesus, morto e ressuscitado, e Ele leva-nos para diante, para a vida eterna. Na Missa, estamos unidos a Ele, e Cristo vive em nós e nós vivemos nele. «Eu fui crucificado com Cristo», diz São Paulo, «vivo, mas não sou mais eu, é Cristo que vive em mim. Pois a minha vida presente na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim» (Gl 2, 19-20). Assim pensava Paulo.

Sem comentários: