Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 12 de novembro de 2017

A SABEDORIA É DOM QUE SE RECEBE

No livro da Sabedoria, é-nos dito que a Sabedoria vai ao encontro de todos os que a procuram. A sabedoria é que dá sentido às nossas vidas e é ela que nos leva a estabelecer laços de amizade e de solidariedade com os outros na comunidade. Em Bemba, há vários provérbios que nos falam da sabedoria e de como estamos dependentes dos outros para a poder encontrar.

Quem pensa que tudo sabe, sabe muito pouco, e, principalmente não sabe como deve saber, porque, aprisionado no seu orgulho, se afasta das fontes da sabedoria, permanecendo fechado na escuridão da ignorância. É como diz o provérbio Amano uli weka, tayashingauka ikoshi – “A sabedoria, se estás sozinho, não te dá a volta ao pescoço”. De coração fechado, de ouvidos surdos e de olhos cegos, recusando-se a ver e a ouvir, ele afasta-se dos outros e a sua auto-suficiência não é mais do que total insuficiência, porque sozinhos, fechados em nós mesmos, nunca a sabedoria nos envolverá totalmente (ela nunca dará a volta ao pescoço). Se queremos crescer e avançar para a frente é essencial reconhecer as nossas fraquezas e as nossas limitações, ou seja, é preciso aceitar ser pobre.

O pobre é aquele que sabe precisar dos outros para viver, e que humilde, confiada e alegremente se dirige a eles para receber aquilo de que precisa. O pobre reconhece a verdade do provérbio: Umunwe umo tausala nda – “Um dedo não esmaga um piolho”. Sozinho nada pode; e nunca se libertará dessa mordedela constante e atormentadora que o faz sofrer, enchendo-o de angústia e de desespero. Mas, se reconhecendo a sua pobreza, ele estender os braços da súplica ao Deus da vida e da misericórdia, então dele é o Reino dos Céus (Mt 5:2).

Falando de si mesmo, Jesus disse: “Eu não vim por mim mesmo” (Jo 7:28) e “quem fala com a sua própria autoridade procura a própria glória” (Jo 7:18), mas “a minha doutrina não é minha, mas d’Aquele que me enviou” (Jo 7:16). E aos fariseus disse: “Se fosseis cegos, não teríeis culpa, mas uma vez que dizeis: Nós vemos, a vossa culpa permanece” (Jo 9:41).

Sem dúvida que os provérbios da sabedoria bemba não são frases do Evangelho, nem palavras de Jesus Cristo. E é bom estar atento, porque, misturando tudo, pode perder-se a novidade do Evangelho. Por outro lado, eles obrigam-nos a reconhecer que, em todos os tempos e lugares, Deus nunca abandonou o seu povo, mas sempre o iluminou com a luz do Seu Espírito, para o guiar e o salvar.

Amano uli weka, tayashingauka ikoshi – lembra-nos que precisamos dos outros para conhecer a sabedoria e encontrar os caminhos da vida. Mas, por outro lado, a sabedoria não é só um dom que se recebe; ela é também um bem que se procura. Amano, mambûlwa! – “A sabedoria é aquilo que se apanha” (ou seja que se aprende dos outros), porque nos falta e ninguém é seu dono exclusivo.

P. José Guedes

Sem comentários: