Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 15 de março de 2018

VIDA(S) DEPOIS DE MORTES

Na passada quarta-feira, 14 de Março, encerrou-se o Ciclo de Catequeses Quaresmais, em 4 sessões apresentadas pelo Dr. Jorge Vilaça.
Depois de um dia de temporal a noite deu algumas tréguas, permitindo assim a todos os que desejaram estarem presentes no centro paroquial, para escutarem a última parte do tema: “Vida(s) depois de Mortes - Liturgia exequial cristã".
Mais uma excelente noite de formação em que muito mais se queria escutar, mas o tempo pareceu correr depressa demais e não o permitiu. 
No entanto, estamos em crer, que estas catequeses chamaram a atenção para uma realidade de que há muito se vem falando, e é fundamental que os conhecimentos agora adquiridos sejam postos ao serviço da comunidade.
Como dizia o Pe. Jerónimo no início desta última catequese: “O trabalho de casa que fica depois de ouvir os temas é pensar como podemos dar continuidade a tudo isto… É preciso reflectir em conjunto com a Pastoral da Família e da Saúde que quiseram aprender mais sobre esta temática, mas é importante incluir outras pessoas e pensar em ter um grupo em cada Capela e na Igreja, porque cada uma delas tem funerais, doentes, traumatizados, gente que sofre e precisa de uma palavra de esperança…”
Podemos então dizer que a Pastoral da Esperança deve nascer da interpelação que estas catequeses colocaram no coração de cada um, unir esforços e dar início a uma nova missão, que nos é proposta pelas palavras do Dr. Jorge Vilaça: “ Depois de tudo o que nos foi dado aprender o mais importante agora é que todos estejamos cientes de que existe um campo todo ele por fazer e não podemos ficar parados… e não é preciso pensar em coisas grandiosas mas começar com coisas pequeninas… porque a missão hoje já não se faz em grandes grupos, mas “do coração ao coração”.
 
Agradecimentos ao Pe. Jorge Vilaça, a quem desejamos as maiores felicidades na continuação da sua missão.

Sem comentários: