Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 17 de junho de 2018

ENCERRAMENTO DO ANO CATEQUÉTICO

Sábado, 16 de Junho, pelas 16h00, a catequese teve uma tarde de encontro na Eucaristia, para em comunhão  louvar e agradecer mais um catequético.
Este ano num cenário diferente do habitual, no Seminário da Boa Nova, com muitas crianças, catequistas, pais e outros familiares.
A Igreja do Seminário é, sem dúvida, um espaço de excelência e foi uma boa aposta do secretariado da catequese.
O Coro Infanto-juvenil esteve à altura e, tal como o Rev. Padre Jerónimo referiu, congratulamo-nos pela chegada de mais elementos e instrumentos.
Celebração simples, cuidada, dinamizada pelo 9º ano de catequese e muito participada pelas crianças.
O salmo foi cantando por um catequista, o que é também uma boa forma de incentivar os catequizandos, pois vendo fazer é a melhor forma de aprender.
O Evangelho deste dia, Mc 4, 26-34, bem a propósito, falava-nos do reino de Deus, comparando-o à  semente de mostarda: «que é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra».
Que todos guardem bem dentro do coração a pequena sementinha - Palavra de Deus - que como o Pé Jerónimo explicou, é importante cuidar dela para continuar a crescer forte e cheia de vitalidade, pois só assim, com cada um de nós, o reio de Deus poderá crescer.
O Pe. Jerónimo explicou aos mais pequenos que terminada a liturgia da Palavra, se ia iniciar a liturgia Eucarística.
Dons trazidos ao altar e a colocação do Pão e do Vinho na mesa, que se iria transformar no Corpo e Sangue de Jesus, para que todos possam alimentar alma.
E na comunhão assim afirmamos cantando: "Pão do céu, pão de Deus, Vida em mim és Senhor Jesus / No caminho da vida és o pão que dá força e luz  / Quem comer deste pão viverá por mim / Quem deste vinho beber viverá no amor / E feliz reinará com o seu Senhor. 
"Eu sou o pão da vida. / Eu sou ressurreição. /Tomai e comei este é o meu Corpo: / Pão de vida e unidade. / Permanecei em mim: / Eu a videira vós os ramos. /Tomai e bebei este é o meu sangue
Para a vossa salvação."
Agradecimentos feitos pelo Gil, aos que organizaram e participaram nesta celebração, e dizendo que no final todos iriam levar uma pequena lembrança do Secretariado da Catequese, um postal, com pequenas sementinhas de mostarda coladas e a frase:  "Obrigado por teres estado aqui"
Também um catequista do 9º ano de catequese, o José Guedes, agradeceu a presença de todos e a generosidade das dádivas que trouxeram, e foram muitas, para serem entregues às Vicentinas. Convidou também as crianças - e fez um apelo aos pais para que os levassem -  a participar na procissão do padroeiro S. Pedro, no domingo 1 de Julho, pelas 17h00, na Igreja Paroquial.
Naturalmente que todos estamos contentes pela chegada da férias, mas estas não nos podem fazer esquecer o Dia do Senhor. E, em cada domingo, onde quer que estejamos, em qualquer capela ou igreja, Jesus espera sempre por cada um de nós. Não nos esqueçamos disso porque em qualquer lado somos comunidade, reunida à volta da mesa da Palavra e do Pão.
Esperamos também que a caminhada de catequese de cada um continue no próximo ano, porque o caminho se faz caminhando... e há tanto caminho ainda para fazer.
Depois da Eucaristia foi entregue a lembrança prometida, rumando todos ao refeitório para um tempo de convívio e saborear o delicioso lanche.
Boas férias, com a Palavra de Deus a guiar-nos em cada dia e que Nossa Senhora da Boa Nova a todos proteja.

Sem comentários: