Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 26 de junho de 2018

VATICANO: D. José Tolentino Mendonça assume intenção de «servir a Igreja na Cultura»

O novo arquivista e bibliotecário da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça, manifestou hoje à Agência ECCLESIA a sua intenção de “servir a Igreja na Cultura”, após receber uma nova missão por parte do Papa.

“A Cultura faz-nos viajar à raiz arquitetural da pessoa, àquilo que constitui o núcleo fundante da sua aventura existencial, mas também nos permite interrogar e iluminar o seu horizonte de sentido”, refere o responsável português, num depoimento escrito.

Francisco nomeou hoje o sacerdote e poeta madeirense como arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o ainda à dignidade de arcebispo; a tomada de posse do cargo está marcada para 1 de setembro.

D. José Tolentino Mendonça sublinha que a sua missão como “Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana” se insere numa tradição papal de “conservar num arquivo próprio a memória dos mártires e a gesta dos pastores, bem como os livros que asseguravam a atividade litúrgica e as necessidades administrativas da comunidade eclesial”.

Sem comentários: