Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O DEZ, QUE NOS TRÁS: A ALEGRIA DE CRER

Iniciamos o ano, convidando os pais a acompanharem os filhos, no primeiro encontro para: cantar, rezar, reflectir e ficarmos todos a conhecer algumas das orientações para este novo ano de catequese. Como sempre, apelamos à colaboração e participação dos pais, pois é fundamental a sua presença, para que possamos caminhar no rumo certo.
 
Por vezes – como pais - pensamos que chegados à adolescência, os nossos filhos já têm “asas” para voar e, principalmente em matéria de religião, somos tentados a “deixar correr”…
Pais presentes e atentos, que rezam e celebram, são o melhor testemunho de fé para os filhos e, sem dúvida, a ajuda mais preciosa para os catequistas. O crescimento espiritual dos filhos tem de ser feito assim, na corresponsabilidade de todas as partes, para que tenhamos no futuro; homens e mulheres de bondade, honestidade, solidários, activos na sociedade, atentos ao próximo e muitos felizes, porque realizados na dimensão humana e na plenitude da alegria que Cristo lhes trará.
Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o meu coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Ofereço-Vos as acções deste dia; fazei que sejam todas segundo a Vossa santa vontade, para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. A Vossa graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Ámen.
Tema incontornável: a missão da nossa amiga Rafaela em S. Tomé. As saudades que o grupo tem dela, são mitigadas pelas notícias, que tal como prometeu - e apesar das dificuldades - tem dado com regularidade. Esta partida fazendo missão, é a melhor catequese e uma grande lição de solidariedade, que ficará gravada na memória destes jovens para todo o sempre.
 
Demos conhecer a síntese do programa de catequese deste ano, que assenta na: FÉ QUE SE PROFESSA, E NA FÉ QUE SE CELEBRA E REZA. Aprofundar o CREDO, e descobrir a CELEBRAÇÃO dos SACRAMENTOS como dimensões essenciais da FÉ.
Falamos também do projecto de ida a Madrid às Jornadas Mundiais da Juventude, que só será possível concretizar com o empenho de todos. Para além do trabalho “extra” que haverá com as catequeses e encontros de preparação, há também o aspecto monetário, que só será possível ultrapassar se estivermos disponíveis para participar activamente nas acções que forem levadas a cabo em conjunto com o grupo de jovens, e que visam a angariação de fundos.
"Passamos ao de leve” sobre o Outubro Missionário e o seu significado. Terminamos: pedindo a Nossa Senhora que caminhe connosco e nos ajude a fazer a missão, para Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Alexandra e Maria

Sem comentários: