Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

No dia 5 de Outubro, assinalando de forma muito bonita e expressiva o mês missionário, a nossa Paróquia peregrinou até ao Santuário de Fátima, para em oração estar junto de Jesus e de Nossa Senhora. Pelas 6h45, seis autocarros e alguns veículos particulares, num total de aproximadamente 400 pessoas, iniciaram a viagem que decorreu muito bem. O tempo estava excelente, com o Sol a brilhar intensamente sobre todos os peregrinos e, aos poucos, a imensa multidão a que nos juntamos foi-se aproximando do altar do recinto. 
A Eucaristia foi o momento principal, vivido por todos com muita emoção e onde o Sr. Diácono Celestino e o Rev. Pe. Zé Manel, estiveram a concelebrar.
Momento sempre bonito da chegada de Nossa Senhora junto do altar, para se dar início à Celebração da Eucaristia. A homilia proferida neste dia a todos interpela, e por isso se transcreve um pequeno excerto.

“ … É urgente criar Justiça: na distribuição dos bens; no cumprimento das obrigações perante o Estado e do Estado perante cidadãos; no respeito pelas pessoas e pelas instituições; justiça, na defesa escrupulosa da verdade. É necessário conjugar todos esforços e unir as mãos, as leis justas que protejam os mais débeis e ajudem a uma mais equitativa distribuição dos bens, são uma parte fundamental do contexto da organização social de uma sociedade moderna. Mas não bastam as leis justas, a iniciativa privada, do pequeno grupo, da família, da igreja e das associações é também importantíssima porque estas entidades, frequentemente estão mais próximas dos lugares e das pessoas que vivem em necessidade. Acima de tudo, a nossa fé diz-nos que a conversão do coração aos valores da fraternidade, da dádiva de si mesmo, do serviço e do amor, são condições sem as quais se não alcança a paz nem a justiça. Porque, uma e outra nascem de um coração convertido e passam depois para a acção pessoal e comunitária…”
Ao terminar a Eucaristia é o regresso de Nossa Senhora à Capelinha, com lenços a acenar e rostos molhados pelas lágrimas que teimam em cair nesta emotiva despedida.
O almoço foi livre, permitindo que cada grupo se organizasse conforme desejava e gerisse o tempo que tinha para visitas.
Para o tradicional piquenique não pode faltar; boa comida, partilha, convívio e muita alegria.
Pelas 16h00, na Capelinha das Aparições, iniciou-se a recitação do terço, que foi da responsabilidade da nossa Paróquia. 
O grupo coral que se formou com elementos de todos os centros e cantou muito bem.
"Estivemos na comunhão com a Igreja Universal, no mês de Outubro Missionário, rezamos pelas intenções do Papa, pelas súplicas do mundo inteiro."
"Na comunhão com o nosso povo no centenário da implantação da República, rezamos pelos nossos governantes, pelo serviço de todos ao bem comum."
"Na comunhão com Fátima: «Reparte com alegria, como a Jacinta», rezamos pelos colaboradores deste santuário, rezamos pelas peregrinações aqui presentes."
"Na comunhão com a Paróquia de Vilar do Paraíso, pelas nossas famílias, que a nossa generosidade pastoral seja grande...!"
"Na comunhão contigo, irmão peregrino, com a prece que tens no coração, rezamos juntos à mãe, que caminhe sempre connosco, e nos leve, um dia, a contemplar o céu."

Tempo ainda para participar na belíssima Procissão Eucarística e, na partida, deixar um último olhar e adeus à Virgem.

Sem comentários: