Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CATEQUESE PRECISA DE UM UPGRADE
Responsáveis pela Educação Cristã querem encontrar formas de comunicação mais eficazes junto dos mais novos

...





Responsáveis pela Educação Cristã, querem encontrar formas de comunicação mais eficazes junto dos mais novos. Se não acompanhar a evolução e não souber interpretar correctamente os desafios que uma sociedade cada vez mais global e tecnológica coloca aos mais novos, a Catequese corre o risco de perder a sua importância e de se diluir, no meio da vertigem do dia a dia.

Esta questão marcou decisivamente a ordem dos trabalhos nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que se realizaram em Fátima, entre 8 e 10 de Outubro.

Uma iniciativa que teve como tema “A Catequese de Adolescentes” e que foi o destaque final da Semana Nacional da Educação Cristã.

Para Cristina Sá Carvalho, do Departamento responsável por aquela área dentro do Secretariado Nacional da Educação Cristã, «a Catequese não tem conseguido acompanhar os novos desafios que se colocam aos adolescentes, tudo acontece a uma velocidade que não se conseguia imaginar, e portanto os instrumentos do passado já não são suficientes».



Apesar de tudo, sublinha ainda que «há uma sensibilidade ou honestidade catequética, extensível a todos os países da Europa, onde se procura compreender essas problemáticas importantes na transformação da fé, algo que poderá ser a chave da transformação da própria Igreja e da sua adaptação às novas realidades».

Para aquela responsável, todo o ser humano tem «uma fome de transcendente, de sentido da vida, de construção da realidade e isso é muito observável por exemplo nas crianças pequenas, em idade pré-escolar, como elas se abrem ao religioso e o vivem com enorme encantamento».



A solução para não perder esse potencial de fé, até à idade adulta, poderá estar, em grande medida, no papel dos pais.

Quem o diz é o padre Paulo Malícia, director do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lisboa.

«Os pais estão um pouco divorciados deste processo, porque delegaram na Igreja a educação na fé, quando são eles os primeiros educadores, pelas vidas cheias que levam», realça o sacerdote.

De acordo com aquele responsável, «A Igreja também tem que saber ir ao encontro dos pais, fazendo-os assumir esta missão».


http://www.agencia.ecclesia.pt/

Sem comentários: