Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 26 de julho de 2018

MISSÃO: Padre Adelino Ascenso destaca desafio de «caminhar ao lado das pessoas, ombro com ombro»

O padre Adelino Ascenso, superior-geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), diz que o verbo “escutar” tem de ser cada vez mais uma atitude fundamental do trabalho com as comunidades, em Portugal e no exterior.

O sacerdote, que está a terminar um ciclo de quatro anos à frente da congregação, realça que “o paradigma da missão mudou, está a mudar”.

Mais do que “ensinar” o Evangelho ou a fé cristã, o trabalho de hoje da Igreja Católica, junto dos diferentes povos e culturas, tem de passar por “caminhar com as pessoas, ao lado delas”, mesmo “ombro com ombro”.

“Não é desfazermo-nos dos nossos conceitos culturais, da nossa carga cultural, porque isso caminha connosco, mas é termos a humildade de sentir que o outro tem algo para nos dizer, seja ele cristão, budista, ateu, agnóstico ou muçulmano, tenha a religião que tenha, isso tem que ser a postura desde o princípio”, salienta.

Sem comentários: