Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 6 de julho de 2018

PAPA FRANCISCO reza pelos «milhares de mortos» no Mediterrâneo e critica «hipocrisia estéril» dos países mais ricos

O Papa Francisco presidiu hoje a uma Missa com refugiados, no Vaticano, pelo 5.º aniversário da sua viagem à ilha italiana de Lampedusa, repetindo o apelo à “responsabilidade humana” pelos migrantes e refugiados.

“Infelizmente, apesar de generosas, as respostas a este apelo não foram suficientes e hoje choramos milhares de mortos”, disse na homilia da celebração, na Basílica de São Pedro.

Francisco recordou as vítimas da “cultura do descarte”, entre eles os migrantes e os refugiados que “continuam a bater às portas das nações que gozam de maior bem-estar” e são recebidos com a “hipocrisia estéril de quem não quer «sujar as mãos»”.

A Missa contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre refugiados e socorristas, alguns dos quais vindos de Espanha, junto ao altar da Cátedra.

“Quis celebrar o quinto aniversário da minha visita a Lampedusa convosco, que representais os socorristas e os resgatados no Mar Mediterrâneo”, explicou o Papa.

Em junho, o navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, foi encaminhado para a Espanha, escoltado por duas embarcações da Marinha Italiana, depois de ter sido impedido de atracar na Itália e em Malta.

Francisco agradeceu a quem acolhe os migrantes e refugiados, considerando que encarnam hoje a parábola do Bom Samaritano, “que parou para salvar a vida daquele pobre homem espancado pelos ladrões, sem lhe perguntar pela sua proveniência, pelos motivos da sua viagem ou pelos seus documentos”
(...)
“O Senhor promete descanso e libertação a todos os oprimidos do mundo, mas precisa de nós para tornar eficaz a sua promessa. Precisa dos nossos olhos para ver as necessidades dos irmãos e irmãs. Precisa das nossas mãos para socorrê-los. Precisa da nossa voz para denunciar as injustiças cometidas”.


Sem comentários: