Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

ABUSOS SEXUAIS

Vaticano agradece pela «coragem» das vítimas 
e o trabalho dos jornalistas 
O porta-voz do Vaticano agradeceu hoje, em conferência de imprensa, a “coragem” das vítimas de abusos sexuais, cometidos por membros do clero ou em instituições religiosas, e o trabalho dos jornalistas que contaram as suas histórias.

“É preciso o compromisso de todos para olhar este monstro nos olhos, se o queremos derrotar”, disse Alessandro Gisotti, diretor interino da sala de imprensa da Santa Sé, na apresentação da inédita cimeira que o Papa convocou e 21 a 24 de fevereiro, sobre a proteção de menores na Igreja Católica, reunindo presidentes das conferências episcopais de todo o mundo.

O responsável destacou o papel dos media, “neste caminho doloroso”, e “coragem” das vítimas, que souberam “quebrar o silêncio”.

“O seu sofrimento exige, por nós, pelos meus filhos, pelos vossos filhos, que façamos todos os possíveis, cada um no seu próprio papel, pequeno ou grande, na Igreja, para que esta seja cada vez mais uma casa segura” para as crianças e os mais frágeis, acrescentou.
(...)
O arcebispo maltês também agradeceu o papel da imprensa, pela sua investigação, “trazendo à luz do dia as histórias de tantas vítimas”.

"O silêncio não é uma opção”.

Para o arcebispo escolhido pelo Papa para liderar várias investigações, existe a necessidade de “quebrar qualquer código de silêncio”, de “negação” ou de “encobrimento”, porque “não há lugar no sacerdócio e na vida consagrada” para quem abusa de menores.

Já o padre Hans Zollner, presidente do Centro para a Proteção de Menores da Universidade Pontifícia Gregoriana, indicado como “referente” desta comissão, pelo Papa, apresentou o questionário prévio enviada às conferências episcopais, com 89% de respostas.

Aos bispos de todo o mundo foi pedido uma descrição da situação atual nas suas Igrejas, a identificação de “fatores de riscos” e de “fatores culturais para a falta de uma resposta adequada da Igreja”, bem com das “medidas de prevenção mais eficazes já adotadas”.
(...)

“Convido a rezar por este encontro, que quis convocar como ato de forte responsabilidade pastoral, diante de um desafio urgente do nosso tempo”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.

Sem comentários: