Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 24 de junho de 2019

ENCERRAMENTO DO ANO DE CATEQUESE

No sábado, 22 de Junho, a catequese rumou ao Seminário da Boa Nova, para em festa celebrar a Eucaristia do Domingo XII do Tempo Comum, em que a profecia de Zacarias “anuncia a libertação e renovação de Jerusalém (…) garante-nos que o sofrimento por causa do testemunho profético não é em vão (…)”. Jesus, (…) o trespassado, [é a] fonte única de água viva, para nós fonte salvadora da nossa vida.”
É, pois, nesta fonte de água que nos lava de todos os medos, erros e angústias e nos dá a verdadeira vida que a catequese tem de beber em permanência para continuar o caminho.
O ambiente foi preparado para que, em procissão de entrada, cada ano levasse o seu catecismo e os crismados a Bíblia, fazendo um caminho até junto de um vaso simbolicamente “cheio de água” de onde jorra a Palavra de Deus, e que assim anunciamos.
O Rev. Pe. José Guedes presidiu a esta celebração,  sob a direcção  do Valter participação do Coro Anima com belos cânticos, e a colaboração da Tânia que ajudou a assembleia. 
Todos fomos convidados e acolhidos nesta festa de Jesus, assim cantava o coro: "Bem-vindos a esta festa de Jesus. (Bem-vindos) / Bem-vindos a esta festa do amor. (Bem-vindos) / Bem-vindos, todos, bem-vindos! Foi Deus quem nos chamou. / Bem-vindos a esta festa do Senhor.
Na proclamação do Evangelho Lc 9, 18-24, escutamos que Jesus, tal como fazia muitas vezes, orava sozinho, e num determinado momento estando Ele apenas com os discípulos coloca-lhes uma questão importante «Quem dizem as multidões que Eu sou?» Os discípulos respondem (...) mas Jesus volta a perguntar:  «E vós, quem dizeis que Eu sou?». (...)
Escutamos então as palavras do Pe. Guedes, que bem junto dos mais pequenos veio lembrar as palavras do Evangelho dizendo que: "Existem perguntas simples, que são difíceis de responder, mesmo quando a resposta parece ser óbvia. “Quem sou eu?” É uma pergunta que vai me deixar em busca de uma resposta"... 
"Jesus exige uma resposta pessoal, a minha própria resposta. A sua pergunta é dirigida a cada um de nós: vós, quem dizeis que eu sou? E tu quem dizes que eu sou? 
"Este Evangelho define a existência cristã como um “tomar a cruz” do amor, da doação, da entrega aos irmãos. Supõe uma existência vivida na simplicidade, no serviço humilde, na generosidade, no esquecimento de si para se fazer dom aos outros. É esse o “caminho” que eu procuro percorrer?"
Na continuação da celebração foram trazidos ao altar símbolos que fizeram parte da caminhada de fé do 7º e 10º catecismos e crismados.
O 7º ano de catequese trouxe a Luz: que pedimos nos continue a iluminar pela vida fora, e a Cruz com Coração de Jesus: que simboliza todo o amor que Ele nos dá, sempre e gratuitamente. O Grupo do 10º ano de catequese trouxe a Pomba: símbolo da paz e envio pelo mundo de todo o grupo  para espalhar a Boa Nova. Os crismados trouxeram Pegadas: que simbolizam a presença invisível de Deus ao longo da caminhada.  
Píxide e cálice:  representam a Festa da Eucaristia, que fazemos sempre com alegria, todas as vezes que celebramos a Eucaristia em comunidade. Ofertas: símbolo do trabalho de todos, pequenas ou grandes, são dadas com todo o amor.
Depois da comunhão, em momento especial de Acção de Graças, foi lido o poema "Pegadas na Areia", numa adaptação feita pelos Crismados, conjugando assim as palavras com o quadro "Pegadas" que já tinha vindo na procissão.
E assim termina mais um ano em que certamente nem tudo correu como planeado e houve catequeses imprevistas e imprevisíveis, frustrações, desânimos e algumas tristezas, mas também acontecimentos marcante e  boas surpresas... 
Coisas pequeninas que pareciam insignificantes mas nos encheram a alma. E é mesmo de pequenos nadas que, degrau a degrau, se faz o caminho da catequese, em que o coração rejubila e as maravilhas de Deus mais se fazem sentir em cada um de nós.
Depois da Eucaristia foi tempo de encontro, convívio e partilha entre todos, e com festa dupla de parabéns a duas jovens. 
Agradecimentos a todos os que puderam estar presentes alegrando este dia, e que com generosidade encheram as mesas de coisas boas. Que sobre todos Deus derrame as suas bênçãos.
Bem-haja ao Seminário da Boa Nova por nos ter acolhido neste belo espaço, agora  enfeitado de flores tão especiais como são as hortênsias. 
Que Jesus, o Bom Pastor, a todos guarde em tempo de férias. Mas, não nos esqueçamos de procurar momentos de encontro e intimidade com Ele na oração, na Eucaristia e reflectir todos os dias na Sua Palavra que nos interpela e questiona: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” 

Sem comentários: