Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 13 de junho de 2019

PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS A FÁTIMA: Partir ao Encontro da Mãe e do Filho

A preparação para a Peregrinação das Crianças a Fátima, a 10 de junho, começa em maio com a campanha que proposta pelo Santuário. Este ano foi perguntado às crianças se queriam ser uma “pedra vida” da Igreja de Deus, tendo sido convidadas a serem peregrinos, a caminhar ao encontro de Maria e de Jesus, no caminho da fé, para que neste ano em que se comemora o centenário da Capelinha das Aparições, descubram a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja Peregrina, dando assim sentido ao pedido feito por Nossa Senhora aos Pastorinhos e que se tornou lema da peregrinação: “Façam aqui uma Capela”.
O segundo convite dirigido aos pequenos peregrinos foi que preparassem uma mochila que levasse apenas o essencial para o caminho da vida: "um coração disponível para Deus e para os outros, a memória do Baptismo. A Eucaristia e a Palavra de Deus." Trabalho que foram fazendo na catequese e cuja imagem apresentamos no inicio. 
O Jardim em frente da capela de S. Martinho foi o ponto de encontro de pais, filhos e catequistas que iam trocando impressões e preparando tudo para o momento esperado - em que os mais ensonados ou mais despertos - ansiavam pela partida.
E foi assim que na manhã do dia 10 de junho, carregados de mochilas para deixar aos pés de Nossa Senhora, no Santuário de Fátima, mas também de mochilas que as iriam acompanhar ao longo de todo dia, partiram as crianças do 5º ano de catequese, adolescente do 9º ano, catequistas e o Sr. Diácono Celestino.
Na chegada a Fátima, a manhã luminosa e que indicava temperatura amena, revelou-se "enganadora" e surpreendeu pelo vento frio que se fazia sentir, mas que não é de estranhar para quem conhece este lugar. Por isso, a prevenção para aqui é sempre em dose dupla: chapéus e protetores solares, mas também agasalhos que nunca convém descurar. 
Mas tudo se ultrapassou com o Sol reconfortante, que dissipadas as nuvens se abriu no céu azul, e com os seus raios quentinhos veio abraçar milhares de pequenos peregrinos que ali se deslocaram, enchendo de alegria e cor  este belo Santuário. 
A entrada no Recinto - onde já decorria a recitação do terço - fez-se por um dos corredores reservados às crianças, e não tardou todos se instalaram o melhor que foi possível.
Eis-nos em Fátima! E, por isso: "Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Maria Santíssima". 🙏

Sem comentários: