Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 18 de junho de 2019

FESTA DA ESPERANÇA

Em Domingo da Santíssima Trindade, na Capela de S. Caetano, as crianças do 5º catecismo, acompanhadas pelos pais e outros familiares celebraram a Festa da Esperança.
E foi bonita a ideia de trazerem a esta Eucaristia a dinâmica da peregrinação a Fátima, a 10 de Junho, o que permitiu a toda a assembleia perceber que as crianças foram convidadas a ser "pedra viva" da Igreja de Deus, ser peregrino ajudado por Maria a ir ao encontro de Jesus, levando para o caminho numa pequena mochila apenas o essencial: um mapa, água e pão.
Símbolos também da caminhada de fé que estão a fazer, pois com a água recordaram o baptismo, o pão é o próprio Jesus que se dá na Eucaristia e o mapa conduz-nos à escuta da Palavra de Deus.
Ofertório solene com os Dons a serem levado pelas crianças ao altar, assim como a Barras Cronológica, que os acompanhou ao longo do ano e ajudou a descobrir a História do Povo de Deus. A mochila e um baú de onde iria sair um "tesouro"... 
 Oração sobre as Oblatas
"Santificai, Senhor, os dons sobre os quais invocamos o vosso santo nome e, por este divino sacramento, fazei de nós mesmos uma oblação eterna para vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo." 
No final da celebração a lembrança para todos, saída do "baú do tesouro", foi uma pequena dezena, para que assim se cumpra o pedido feito por Nossa Senhora aos Pastorinhos: "rezem o terço todos os dias".
Pedido que agora é feito também a estes pequenos peregrinos, e não podia estar mais de acordo com este dia, pois o terço começa precisamente com mistério central da fé e da vida cristã, a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Que Jesus permaneça no coração de todos, para que a esperança seja como um girassol à procura da luz do sol - que é Deus - e sejam felizes assim! 

Sem comentários: