quinta-feira, 6 de junho de 2019

VISITA PASTORAL DE D. ARMANDO: Encontro com a Pastoral da Família

No dia 1 de junho a noite foi dedicada ao encontro com a pastoral familiar da paróquia.
O representante dos vários grupos de casais fez um historial dos mesmos, realçando que reúnem regularmente uma vez por mês para rezar a partir da liturgia diária e, no último ano, refletir com base nas 7 catequeses do Papa Francisco para as Jornadas Mundiais da Família/2018. Referiu que há 5 grupos de casais, alguns dos quais que reúnem há largos anos, com alguns membros que, por morte de um dos cônjuges permanecem no grupo.
O responsável do CPM vicarial fez uma breve apresentação sobre a história do movimento que emergiu das ENS e que, com metodologia própria, diálogo e testemunho dos casais, contribui para a preparação próxima da celebração do matrimónio e constituição de famílias sólidas. 
Em nome do MCC falou o responsável diocesano, que vive na paróquia, que realçou a importância do movimento que, a partir do anúncio kerigmático de Jesus Cristo, leva ao fermentar dos ambientes, começando pelo mais próximo, que é a família.
Por fim um casal das ENS apresentou o seu testemunho de vivência enquanto membros das equipas, vincando a importância do movimento como fator de crescimento, tanto espiritual como familiarmente.
Por fim, o senhor bispo congratulou-se com a riqueza das partilhas. A Igreja é uma família de famílias. No futuro, que não será longínquo, a Igreja será o que forem as famílias. Que o Espírito Santo continue a suscitar muitos movimentos, que são sopros do Espírito para cada tempo. Devemos caminhar juntos, frisou o senhor bispo. É bom que nos conheçamos e assim, a Igreja toda se vai renovando.

Sem comentários: