Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

DIA DE SÃO CAETANO: ÚLTIMO DIA DA NOVENA

9º Dia: Todos são chamados à Santidade

Neste mês lembramos os Santos: São Caetano de Thienne, São João Maria Vianey, conhecido como o Santo Cura de Ars. Santa Clara, São Bernardo, São Pio X, Santo Agostinho, Santa Mónica, daqueles que já estão face-a-face com Deus, que se deixaram santificar por Deus, homens e mulheres que não ficaram parados. Chegaram a uma santidade de vida pelo facto de se terem esforçado em viver fielmente as exigências do Evangelho. A multidão dos santos é constituída por pessoas que se tornaram pobres interiormente. Esses pobres interiormente, são os mesmos construtores da paz, os famintos e sedentos de justiça, de uma justiça que só vem de Deus e que faz dos homens pessoas mais fraternas.

Os cristãos não são pessoas que gostam de sofrer, não buscam o sofrimento, mas compreendem que para serem coerentes com a sua vocação, deverão anunciar o Evangelho, gritando por justiça, condenando a mentira, não só com palavras, mas com a própria vida. Por isso são colocados em prisões, perseguidos, insultados por anunciarem a vontade de Jesus Cristo: “que todos tenham vida em abundancia” (Jo. 10,10).

Os santos foram nossos companheiros de caminhada, viveram essa mesma vida e desfrutam agora a  alegria da visão de Deus. Estão aí para serem nossos modelos. Seremos humildes e solidários como Geraldo Magella; resgataremos em nós e nos outros a Alegria de Viver como fez Santo André Avelino;  seremos homens de vida renovada, confiante na Providencia Divina, como Caetano de Thiene e Rita de Cássia. Copiaremos em nossas vidas, o zelo de tantas mães e pais que se consagraram ao trabalho e ás suas famílias. Procuraremos o exemplo de tantos homens e mulheres que fizeram da Igreja, parte de sua família, leigos empenhados que transformaram a sociedade pela sua fé no Cristo Ressuscitado. Estaremos perto do ideal de tantos dos nossos contemporâneos, que não ganharam as honras dos altares, mas nos deixaram o testemunho de uma vida santa.

O ideal da vida do cristão é ser “perfeito como o Pai do Céu é Perfeito”. Ideal ou Utopia? Não importa. Importa saber que estamos a esforçar-nos para essa transparência do nosso viver. Fazendo assim, estaremos entre aqueles que buscam o Senhor.

Recordamos em especial, São Caetano, fundador da Família Teatina, que na sua vida tornou visível o Cristo solidário com o próximo, compartilhando com ele os sofrimentos, as alegrias, os fracassos e os sucessos, a doença e a saúde, as esperanças e as duvidas, a vida e a morte.

Ser santo é ser luz e sal na terra. Ser Santo é ser humano por completo. Ser Santo é sair de si mesmo, de o seu comodismo, de suas próprias preocupações e ir ao encontro do outro. Ser Santo é realizar-se em Deus. Ser Santo é ser Feliz.

Refexão:

• Tenho buscado a perfeição e a felicidade de tantos santos e santas?

• Ser Santo é partilhar, é doar, é dar-se em favor do outro, tenho me esforçado em seguir as exigências do Evangelho?  Como?

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano.

Sem comentários: