Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 1 de agosto de 2020

NOVENA A SÃO CAETANO

3º Dia 

Leitura I Jr 26, 11-16.24

Naqueles dias, os sacerdotes e os profetas disseram aos chefes e a todo o povo: «Este homem merece a morte, por ter profetizado contra esta cidade, como acabais de ouvir com os vossos ouvidos». Então Jeremias disse aos chefes e a todo o povo: «Foi o Senhor que me enviou a profetizar, contra este templo e contra esta cidade, tudo o que ouvistes. Portanto, emendai os vossos caminhos e as vossas ações, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, e o Senhor afastará de vós os males com que vos ameaçou. Quanto a mim, estou nas vossas mãos: tratai-me como vos parecer melhor e mais justo. Mas ficai sabendo que, se me condenardes à morte, sereis responsáveis pelo sangue de um inocente, vós, esta cidade e os seus habitantes. Na verdade, foi o Senhor que me enviou a vós, para anunciar aos vossos ouvidos todas estas palavras». Então os chefes e todo o povo disseram aos sacerdotes e aos profetas: «Este homem não merece a morte, porque nos falou em nome do Senhor, nosso Deus». Jeremias ficou sob a proteção de Aican, filho de Safan, e assim não caiu nas mãos do povo para ser morto.

compreender a palavra

A reação inicial dos chefes do povo acaba por transformar-se em proteção por parte de Aican. De facto, perante o anúncio da destruição do templo e da cidade, a raiva subiu às cabeças do poder que se creem mais do que todos, mas perante a atitude de abandono de Jeremias “quanto a mim, estou nas vossas mãos” os argumentos enfraqueceram e puderam escutar o profeta dizer “foi o Senhor que me enviou a vós, para anunciar aos vossos ouvidos todas estas palavras”. Se foi o Senhor, então, não podemos matar o mensageiro. É a palavra de Deus a agir, transformando pela conversão os corações e as mentes.

meditar a palavra

Deus fala de muitas maneiras ao seu povo e a nós membros deste povo. Se, muitas vezes nos irritamos e nos colocamos à defesa diante daquele que nos traz a mensagem do Senhor, ou nos revoltamos diante dos acontecimentos da vida que contrariam a nossa vontade, precisamos dar-nos conta de que, Deus fala através de quem não gostamos ou simpatizamos menos e através dos acontecimentos contrários aos nossos projetos. Escutar o Senhor é estar atento para não cometer a loucura de querer matar o mensageiro antes de ouvir a mensagem.

rezar a palavra

Dá-me ouvidos, Senhor que acolham a tua palavra, para que a minha mente, sempre tão cheia de preconceitos e juízos precipitados, não me leve a tomar atitudes impensadas que impedem a minha conversão. Dá-me a ponderação de quem escuta para acolher o teu convite de amor.

Rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano.

Sem comentários: