Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

NOVENA A SÃO CAETANO

7º DIA
“São Caetano Campeão da Caridade Cristã por estar aberto ao novo”

Existe uma história que fala sobre dois potes de barro. O primeiro pote vivia bem tampado e o segundo totalmente destampado. O que estava tampado se julgava superior ao outro, pois mantinha-se sempre limpo e caçoava do outro que, aberto estava cheio de sujeira.

O segundo pote pouco se importava, porque percebia a riqueza de estar destampado. Para ele, ficar sem tampa significava estar aberto para o mundo, pois em sua vida tudo era cheio de novidades, havia sempre coisas novas em seu interior.

São Caetano ensinou-nos que o verdadeiro cristão não pode ficar fechado para o mundo, escondendo-se da realidade, mantendo-se imóvel. Torna-se necessário encontrar caminhos novos. A atitude de “estar tampado” não permite que surjam fórmulas novas.

Infelizmente vemos muitos cristãos católicos que se satisfazem com um cristianismo reduzido à missa dominical. Entram e saem da Igreja sempre da mesma maneira, pois não são capazes de se abrir para novas descobertas. Trata-se de pessoas que não reflectem e nem pensam. São seres humanos tão fechados que também não são capazes de olhar dentro de si.

O primeiro sinal de abertura do cristão é tirar a tampa de si mesmo para poder olhar a própria maneira de ser e começar a questiona-la. Quando se começa a olhar para si e reflectir melhor as atitudes, já se tem inicio para o caminho novo. as situações novas que se fazem presentes e trazem novos desafios, exigem respostas novas, que somente pessoas abertas podem responder. Se fossemos falar mais coisas sobre o acto de estar aberto, sendo cristãos, não esgotaríamos o assunto em poucas linhas, pois ser cristão implica em algo grandioso que se vive na simplicidade. E descreve-lo não é tão simples, exigiria um livro inteiro.

Somos escolhidos para anunciar ao mundo a verdadeira vida: o Cristo, única esperança para o mundo novo onde reina o amor e a justiça. Somos chamados a produzir frutos de santidade nas realidades da vida cotidiana, partilhando o que somos e temos. Inspirados pelo Espírito Santo e fortalecidos pela Eucaristia, transformando-nos em ponte que une, em vela que se consome, iluminando tudo à nossa volta, testemunhando esse amor de Deus, que é PARTILHA E SOLIDARIEDADE, mas para que isso aconteça é necessário estarmos abertos para o novo.

Reflexão:
• Estamos abertos para o novo, mesmo que isso nos cause fendas e incómodos?

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano

https://app.box.com/s/p2u5eyn9ibqcpb1may0de0pwlosn35pb

Fonte: Internet

Sem comentários: