Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

NOVENA A SÃO CAETANO

5º Dia - Ser Teatino, Vocação para a Vida.

A teatinidade se define pela vida clerical em comum à maneira dos apóstolos, e na busca incansável e contínua do seguimento e identificação com Cristo, obediente, pobre e casto, segundo a regra dos três votos e o conteúdo de nossas constituições. Mais Teatino será quanto mais se parecer com Jesus Cristo, confiando na Providência, acolhendo, amando e servindo a Deus-Pai e aos irmãos em especial os mais necessitados. No mundo cada vez se vive mais para o individualismo, o Teatino, por sua vez, testemunha o viver “no comum e do comum”.

Os reinos deste mundo apresentam algumas características bem definidas: são conduzidos por homens, movidos pela ambição das riquezas e do poder, tem suas bases no emprego da força, são defendidos pelas armas. O Reino de Jesus não se identifica com nenhum destes princípios. Jesus não elimina ninguém, é ele que se apresenta para morrer; não manda nos outros, obedece; não faz aliança com os grandes e poderosos, mas põe-se ao lado dos humildes, daqueles que não tem valor nenhum. Possuir, conquistar, exterminar são, para os homens, provas de força; para Jesus são fraquezas e derrota. Grande, para Ele é aquele que serve. As conquistas do Reino de Deus não se medem pelo número das pessoas baptizadas, pela eficiência das estruturas e das organizações eclesiais, pela grandiosidade dos templos, pelo temor que as nossas autoridades, das nossas comunidades, podem incutir nos mandatários políticos. 

O Reino de Cristo cresce onde se manifesta atitude de serviço, a doação generosa em prol do irmão, onde cresce o respeito pelos outros, o encontro, o diálogo, onde se estabelece relações novas entre os homens e as nações. A vida das nossas comunidades é fundada no amor, na compreensão, na partilha dos bens, na condenação de qualquer violência, no serviço fraterno. O Reino de Deus acontece, onde Deus age (na história), contra o Reino dos animais: violento, injusto, corrupto. Jesus propõe o Reino de Esperança, de Vida. O Teatino tem por dever identificar-se com o agir de Jesus: curar doentes, perdoar pecados, optar pelos pobres, ressuscitar mortos. Transformar toda situação de morte em situação de vida.

Reflexão
Já sentiu o chamamento de Deus para gerar vida.
•Como foi a resposta?
•Que frutos deu?
•Como ajudar a que na nossa família todos se realizem e encontrem a felicidade?

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano

https://app.box.com/s/p2u5eyn9ibqcpb1may0de0pwlosn35pb

Fonte: Internet

Sem comentários: