CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO

Muitas pessoas pensam que a basílica de São Pedro é a principal igreja do Papa, mas na verdade é a de S. João de Latrão, a catedral da diocese de Roma, cuja dedicação os católicos evocam a 9 de novembro.

A primeira basílica edificada no local foi erguida no século IV, quando o imperador Constantino doou o terreno que havia recebido da rica família Latrão. Apesar dos incêndios, terramotos e guerras, permaneceu, até ao séc. XIV, o templo em que os papas eram consagrados

A origem da atual basílica remonta a 1646, durante o pontificado de Inocêncio X.

Inicialmente, a evocação do templo ocorria exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde, estendeu se à Igreja de rito romano, com o fim de honrar a basílica que é chamada «a igreja mãe de todas as igrejas da Urbe [cidade, isto é, Roma] e do Orbe [globo, mundo, universo]».

Na linguagem litúrgica, a dedicação de uma igreja é, para os seus paroquianos, uma “Festa”, termo que se situa logo depois de “Solenidade”, a celebração mais importante do calendário católico. S. João de Latrão é a sede da “paróquia” de todos os católicos, dado ser a catedral do Papa.

Texto e imagens em 

Sem comentários: